6 notícias para se ter esperança a respeito da pandemia ao redor do mundo
Após um ano desde o início da pandemia e com muitas mortes na conta, finalmente, há notícias que nos fazem ter a sensação de uma luz no final do túnel.
Com mais de 2,5 milhões de mortes no mundo, e 250 mil no Brasil, a pandemia do Covid-19 completa um ano. Ao contrário do restante do mundo, o Brasil vive sua pior época desde o início da pandemia. No entanto, 6 boas notícias pelo mundo afora devem ser comemoradas e pensadas por nós.
Em março de 2020, o microbiologista espanhol Ignacio Lopez-Goñi nos informou sobre um estudo de 10 boas notícias para ciência. E esse ano, o cientista refaz o feito com uma nova lista de informações promissoras que nos dá esperança! Inclusive, o mesmo faz parte de um grupo de cientistas que estão otimistas de estarmos entrando no que seria o início do fim da pandemia, apesar do ainda alto número de mortes e das variantes. É importante ressaltar, que pela primeira vez na história da ciência houve uma cooperação absoluta, uma força tarefa entre centro de pesquisas, universidades, empresas, governos e ONGs.
A seguir temos uma lista com essas 6 informações:
- Temos vacinas e elas funcionam! Sendo Israel e Reino Unido os países que lideram a porcentagem de vacinação no mundo. Vacinação esta que vem com a queda drásticas de números. No entanto, se tratando de distribuição, ela, infelizmente, tem sido desigual entre países ricos e pobres.
- Houve um crescimento por parte da população na questão da confiança nas vacinas.
- Estudos indicam que a imunidade de pessoas que se infectaram pelo vírus Covid-19 se mantém no mínimo de 6 a 8 meses.
- Sabemos o que precisamos fazer para prevenir a doença. Segundo estudos de universidades, o primeiro confinamento da pandemia foi responsável por salvar 3,1 milhões de vidas. Dessa forma, mostrando a efetividade da quarentena.
- Hoje a medicina sabe mais a respeito de tratamento para casos graves e como agir em cima disso.
- Ao contrário do que acontece no Brasil, os números mundiais de novos casos e mortes têm caído, queda essa que tem se dado pela sexta semana consecutiva.
Esses dados e notícias servem de esperança para todos nós.
Escolhi esse vídeo devido a forma como a repórter Laís Alegretti explica o assunto de uma forma didática que é vista na internet.