Animações Produzidas pela Agência Pública informam didaticamente
As animações narradas ilustram a notícia, de forma a facilitar a apreensão da informação pelo público. São utilizados diversos recursos gráficos, como texto, fotos, mockups e desenhos.
Muitas vezes os desenhos são feitos a mão, filmados e acelerados no vídeo. Nenhum jornalista aparece apresentando ou falando, somente as animações e a narração são suficientes. As informações são diretas e estruturadas em uma linha de pensamento bem organizada. Além da voz, os vídeos também possuem uma trilha sonora de músicas sem letra, somente instrumental.
Os vídeos, em sua maioria, têm no máximo 4 minutos e tratam de assuntos políticos. As notícias não são “quentes”, a narrativa se preocupa em trazer os fatos de uma forma mais clara e direta. As implicações e consequências do fato narrado têm posição de destaque no formato da notícia.
Algumas animações têm uma identidade semelhante às de charges e tirinhas, recursos usados em jornais impressos que foram, as vezes desenhados na hora, as vezes animados, para se adaptarem ao ambiente digital. Os vídeos estão disponíveis no YouTube e incorporados no site da Agência Pública.