A geração Z afetou as eleições estado-unidenses de 2020?

A geração Z afetou as eleições estado-unidenses de 2020?

As eleições estado-unidenses de 2020 obteve uma das maiores taxas de participação de jovens eleitores já vistas. 10% a mais de jovens de 18 a 29 anos votaram em comparação a 2016 e foram descritos como aqueles que fizeram a diferença nos principais estados do “campo de batalha”.

Justamente por isso, a VICE acompanhou três jovens no dia da eleição nos Estados Unidos, para entender as principais questões em debate: economia, imigração, sistema de saúde e questões raciais, e produziu o seguinte minidocumentário.

Escolhi esse vídeo pela maneira como a história é narrada, através das perspectivas dos personagens envolvidos, e não de um terceiro ponto de vista. Ao se tratar de eleições muitas vezes tudo que é analisado são números, gráficos e tabelas, mas esquecemos que por trás de tudo isso existem pessoas, com seus ideais e suas maneiras de pensar.

A escolha das fontes feita pela VICE é interessante visto que fogem do padrão, como por exemplo, um jovem negro e conservador que estuda numa universidade católica onde a maioria dos jovens são brancos e liberais.

Anna Alvarenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *