Brasil tem quase 30 fábricas de vacina para gado e só 2 para humanos

Brasil tem quase 30 fábricas de vacina para gado e só 2 para humanos

A pandemia do novo Coronavírus trouxe a tona a frágil situação da produção de vacinas no Brasil. O país que já foi destaque internacional na fabricação de vacinas para humanos, depende hoje de insumos de outros países, além de ter perdido parte de sua capacidade de produção.

Em meados da década de 80 o país tinha ao menos cinco fábricas com capacidade para produzir imunizantes sem depender de importações. Mas hoje só restam apenas duas fábricas de vacinas, Bio-Manguinhos/Fio Cruz e o Instituto Butantan. Contrapartida a esse fato, gado e outros animais tem quase trinta fábricas de imunizantes no país.

Neste vídeo, a repórter Nathalia Passarinho, da BBC News Brasil, mostra como o sucateamento do setor de vacinas para humanos se destoa dos elevados investimentos na fabricação nacional de imunizantes para animais.

O vídeo acima foi escolhido por explicar de forma detalhada, e com uma linguagem bem simples e acessível, os motivos do Brasil enfrentar uma grande discrepância entre a quantidade de fábricas e insumos produzidos nacionalmente, para as vacinas de humanos e para os imunizantes de gado e outros animais.

Carla Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *