A inovação do jornal francês ‘Le Monde’
Durante a pandemia, o jornal investiu no uso de mídias sociais para disseminar notícias sobre o novo coronavírus.
Em entrevista para a Abraji, Cécile Prieur, vice-chefe do veículo, disse que “é preciso democratizar a informação” e “manter a qualidade do jornalismo não significa manter o mesmo modelo de negócio e o mesmo público para sempre”. Por isso, toda a equipe de produção do jornal foi reconfigurada para contemplar as novas demandas do público, como a necessidade de receber mensagens informativas pelo whatsapp.
A produção audiovisual para a web
Para buscar aproximação com o público, o jornal francês investiu em lives com conteúdos bem humorados para que os jornalistas pudessem compartilhar suas vivências durante o isolamento, além de dar dicas de filmes, receitas e outros vídeos.
Outra aposta do Le Monde foi a criação de uma conta no TikTok para dialogar com o público mais jovem e levar informação de forma simples e acessível. Os vídeos são feitos com celulares e o enquadramento nos indica que são pensados 100% para essa rede social, porque todos os elementos da composição são organizados para que caibam no formato vertical da tela. Além disso, a edição é muito simples e muito característica do TikTok, com textos coloridos e fixados na tela, músicas de fundo e utilização de efeitos visuais.
Outro ponto importante é que os jornalistas se tornam protagonistas do conteúdo, seus nomes aparecem no início dos vídeos quando são individuais, e interagem muito com o público, respondendo dúvidas que são enviadas pelos usuários da rede social.
Confira o vídeo abaixo para entender como funciona o perfil do jornal na rede social.