Vida em Vênus? Conheça a influencer do conhecimento Sabine Boettger
Fosfina encontrada na atmosfera de Vênus pode indicar vida microbiana no planeta. Mas essa não é a parte mais legal de toda essa história, que envolve muita teoria, muita ciência básica e duas cientistas que resolveram olhar pra um lado quando todo mundo estava olhando pra outro.
Diante de muitas especulações, a Jornalista Sabine Boettger Righetti decidiu trazer o estudo em seu IGTV do Instagram explicando questões fundamentais para compreender a pesquisa publicada no periódico Nature Astronomy com o título Gás fosfina nas nuvens de Vênus.
Sabine se considera Influencer do conhecimento, tem Phd em política científica, pesquisadora e profª na Unicamp, colunista na Folha de São Paulo e coordena a Agência Bori, um serviço que dissemina pesquisas inéditas e explicadas a jornalistas cadastrados antes de sua publicação, além de contatos de cientistas de todo o país preparados para atender a imprensa.
Com todo este contato e histórico de trabalho com a ciência, Sabine adere ao formato mais intimista das redes sociais para falar sobre ciência de maneira simples e mais próxima do público que ela quer alcançar, tanto que ela se considera “influencer do conhecimento“, termo que descreve personagens que produzem conteúdo ou possuem grande número de seguidores nas redes sociais.
Outros vídeos da Jornalista são relacionados a políticas científicas, vacina e cloquina. Neste próximo exemplo, o tema discutido é o “PL do Doria que pode tirar recurso pra Fapesp e universidades”.
Além do Instagram, Sabine explora também outras mídias tentando levar conhecimento científico e discussões sobre políticas científicas.