Por que o céu ficou laranja em Pequim?

Por que o céu ficou laranja em Pequim?

Por Alexandre Leite e Wesley Bião

Escolhemos um vídeo publicado no Instagram da BBC News para exemplificar a apropriação jornalística para dispositivos móveis. Tal vídeo se trata de uma pequena matéria com explicações do motivo do céu ter ficado laranja na cidade de Pequim, na China.

É possível observar no vídeo algumas características que demonstram que este foi pensado para ser consumido nas redes sociais, inclusive, no Instagram.

Uma característica que chamou muita a atenção – e foi, inclusive, essencial para a escolha como o exemplo para a atividade – é o fato do vídeo ter sido produzido de maneira a “parecer um story”. A publicação é composta por um compilado de vídeos e textos que se complementam e constroem a narrativa. Não há a presença de um interlocutor por trás.

A BBC também optou por não usar um BG de fundo, mas sim deixar o “som natural” do vídeo para que fosse possível observar, através do som a forte ventania que estava no local e que tem relação direta com o motivo do céu ter ficado laranja.

Além disso toda a narrativa foi construída em um curto período de tempo, o vídeo possui cerca de um minuto e é muito fácil de ser consumido, o que demonstra outra característica muito forte e marcante das redes sociais. A legenda da publicação também foi utilizada de forma estratégica, uma vez que ela complementa o conteúdo do vídeo e não apenas repete o que foi dito nele. O mais interessante é que é possível entender toda a publicação mesmo sem ver o vídeo, o que mais uma vez demonstra o poder dessa legenda bem feita.

Por último, mas não menos importante, observamos uma característica que, de certa forma, rompe com os padrões estabelecidos pelo jornalismo tradicional. Que é o fato do conteúdo apresentar pequenos trechos de entrevista sem a presença de um repórter por trás fazendo as perguntas. Ou seja, não há aquele famoso modelo de pergunta e reposta. O entrevistado apenas dá sua opinião sobre o acontecido de forma bem direta e sem intervenções.

https://www.instagram.com/bbcbrasil/ – link do vídeo

Alexandre Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *