Trabalho Escravo Existe? – Análise
A grande reportagem multimídia “Trabalho Escravo Existe?” foi publicada pelo G1. Ela aborda a situação de trabalhadores mantidos em regime de escravidão, os que conseguiram se libertar, como as pessoas são enganadas para chegar nesse tipo de trabalho, os tipos de atividades exercidas por eles e como são organizados os grupos criminosos que mantém essas pessoas prisioneiras.
Munida de gráficos, imagens, vídeos, dados, depoimentos e legislações, a reportagem aborda o caráter social, complementando com as questões legais que envolvem o assunto. O leitor tem a opção de navegar pela reportagem por um menu superior, que é composto pelos assuntos de cada parte da reportagem, são eles: Início, Libertações, Aliciamento, Trabalho urbano x Rural, PEC, Grupos móveis e A ‘lista suja’.
Ao longo da reportagem, a pergunta do título vai sendo respondida e fatos são trazidos para o leitor.
O contexto é dado logo nos primeiros parágrafos da reportagem, os fatos são contados especialmente por meio de dados (da Pastoral da Terra, Ministério do Trabalho etc), números, documentos oficiais (inclusive, lendo um trecho da Lei Áurea em áudio), depoimentos em vídeo e ao longo do texto, imagens, links para outras matérias e até para o site do governo ontem estão os cadastros de empregadores.
Quem não se contentar apenas com dados, pode ler, ver e ouvir os depoimentos de pessoas que foram escravizadas.
Cada seção da reportagem começa com uma imagem e o título, sempre incluindo outros elementos como infográficos e depoimentos ao longo do texto. As imagens fortes tomam a maior parte da tela o tempo todo, a maioria em preto e branco ou em tons frios que tem um impacto considerável na visualização da reportagem. Muitas das imagens dão do fotógrafo e auditor fiscal Sérgio Carvalho, que registra o seu trabalho no combate ao trabalho escravo no Ministério do Trabalho.
Na seção que trata da PEC do trabalho escravo, falas um tanto polêmicas de deputados e senadores são destacadas, ao lado de suas fotografias:
O recurso de interatividade utilizado na reportagem foram links que direcionam para outras matéria, para site do Governo Federal e do Senado, convidando o leitor a acompanhar estes órgãos com botões sugestivos como “Acompanhe o andamento” ou “Consulte todos os empregadores no cadastro”.
A reportagem foi produzida por várias pessoas, nos créditos estão:
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Pastoral da Terra, Câmara e Senado
Edição: Thiago Reis e Gustavo Miller (Conteúdo); Léo Aragão (Infografia); Alexandre Nascimento e Rafael Conti (Vídeo)
Infografia: Daniel Roda, Dalton Soares e Elvis Martuchelli
Desenvolvedores: Rogerio Banquieri e Thiago Bittencourt