“O fim de uma facção”: Uma análise a respeito dos recursos multimídia da reportagem do The Intercept Brasil

“O fim de uma facção”: Uma análise a respeito dos recursos multimídia da reportagem do The Intercept Brasil

Para a análise, foi escolhida a reportagem O fim de uma facção, produzida em dezembro de 2018, pelo The Intercept Brasil. O trabalho detalha a história da facção Amigos dos Amigos, desde como se tornou uma das maiores organizações criminosas do Brasil, a ponto de dominar boa parte do território da cidade do Rio de Janeiro, até seu declínio. 

Na reportagem temos 12 seções que a compõem. Em “A cidade” o conteúdo apresenta a divisão que existe na cidade do Rio de Janeiro – RJ, sendo as quatro partes citadas na matéria: “O centro”, “Zona Sul”, “Zona Norte”, “Zona Oeste”, cada uma contendo dados sociais e econômicos sobre elas. Na parte sobre “As facções” há um mapa marcando e falando de todas as favelas presentes na cidade do Rio e como são dividas em relação às facções; Em “Tempos de bonança”, é citado o período de janeiro de 2017 e a situação na favela da Carobinha na Zona Oeste. O restante das seções são sobre “O auge”; “Terceiro comando dos amigos”; “A milícia dá o troco”; “Vacilou, levou”; “TCP recebe rivais”; “Verão no prejuízo”; “Sumindo do mapa”; “Vila vintém em alerta”; “Cena dos próximos capítulos” sendo o tema dessas autoexplicativo em cada título da seção.

Essas seções ajudam na forma em que a história é contada, em ordem cronológica dos acontecimentos que marcam a trajetória da facção Amigos dos Amigos. A reportagem é em terceira pessoa, com textos curtos, e traz fotos dos principais personagens e vídeos para ilustrar os fatos narrados. 

A matéria foi baseada em um levantamento feito pelo The Intercept, com base em informações obtidas com exclusividade do Disque Denúncia relativas ao período de janeiro de 2017 a julho de 2018. Os dados foram cruzados com um banco de informações recolhidas na imprensa, que mencionavam invasões e ocupações de áreas da cidade do Rio de Janeiro por traficantes no período, assim como trocas de lado. A equipe entrevistou ainda agentes públicos, repórteres que cobrem a área há muitos anos, moradores e, claro, alguns dos envolvidos na narrativa. 

Em relação às questões técnicas, podemos dizer que a respeito do layout, ele possui caráter minimalista e direto, resultando em uma atenção maior e mais direcionada por parte do leitor. No que se refere aos recursos multimídia, foram utilizados na reportagem infográficos conversacionais com o decorrer das seções, além de fotos, vídeos e áudios que ilustram a narrativa presente.   Esses recursos assumem função de colaborarem para o auxílio do entendimento do leitor a respeito do que está sendo discutido na reportagem, além de gerar autoridade sobre o que está sendo discutido e gerando um sentimento de veracidade em relação à temática. Um outro fator que ajuda nesse quesito, são as qualidades técnicas presentes em cada recurso multimídia da reportagem, sendo em sua maioria de boa qualidade e tendo uma acessibilidade e didática importante na construção da narrativa. Apesar de bem estruturado, na reportagem os recursos de interatividades são poucos, havendo apenas hiperlinks dentro das matérias direcionando aqueles leitores que desejam se aprofundar na temática para as matérias específicas sobre tais assuntos em específico.

Ao final da página inicial é possível encontrar o nome de todos os membros da equipe e suas respectivas funções dentro da produção. Sendo estes: 

Direção de Arte: João Brizzi e Rodrigo Bento

Desenvolvimento: João Brizzi 

Edição: Alexandre de Santi, Andrew Fishman, Leandro Demori

Ilustrações: Rodrigo Bento 

Pesquisa: Cecília Oliveira, Maria Isabel Couto, Yuri Eiras

Por fim, vale ressaltar que a linguagem multimídia pôde acrescentar informações à reportagem, dando profundidade e conferindo credibilidade à história e os dados nela trazidos.

Alunos: Bárbara Pinheiro 92836 e Gabriel Máximo 92809

Gabriel Máximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *