Espião Estatístico do GE
A reportagem “Em quatro jogos, Flamengo já tem quase o triplo de finalizações certas do Botafogo no Carioca” aborda a diferença de desempenho entre os dois times no campeonato carioca através dos dados compilados pelo Espião Estatístico apresentados no texto, comparando também as estatísticas com outros times cariocas e suas atuações.
A matéria mostra dados como: a comparação de faltas sofridas nos jogos, a porcentagem de gols a mais, número de finalizações e quantos gols marcados a cada tentativa de Flamengo e Botafogo, e por fim compara os dois times com os demais no que se refere a equipe mais combativa. São utilizados dados de todos os jogos e os desempenhos de cada time no decorrer da matéria, sem o uso de recursos como infográficos.
A matéria faz parte do O Espião Estatístico, que é um produto do GloboEsporte.com, este método foi criado para compilar os dados dos jogos de futebol e facilitar a apuração de dados pelos jornalistas da TV Globo e do SporTV, a iniciativa é pioneira no país. Uma equipe de jornalistas de dados é responsável pela estruturação e organização das informações na planilha. São dados referentes a diversos aspectos da partida, como o local, data, horário, gols, impedimentos, finalizações e até mesmo um cartão vermelho.
A partir de cada jogo, os dados são compilados, limpos, contextualizados, combinados e só depois, publicados ou comunicados. Muitos conteúdos podem ser produzidos sobre cada partida após o cruzamento dos dados.
Os criadores do Espião Estatístico explicam que existe uma metodologia por trás do lançamento das informações, que são compiladas em uma planilha pensada e organizada previamente para abrigar os dados dos jogos:
“De acordo com o criador do Espião Estatístico, Valmir Storti, o produto já recebeu elogios de analistas e especialistas matemáticos justamente pela estruturação criada para armazenar os dados. Isso é importante porque já elimina uma etapa do processo de construção de uma reportagem guiada por dados, que é a limpeza. Como os dados já são capturados de maneira organizada, não é necessário limpar a base de dados para, então, conseguir analisar e extrair informações dela.”
Análise produzida por Suellen Gonçalves e Vitória Fantuzzi
Esta análise contou com dados do site do Globo Esporte, da monografia Espião Estatístico: o jornalismo de dados do globoesporte.com, de Roberto Vieira de Souza Malerson (UFJF)