Por que grupos de K-pop são tão grandes?
por Anna Alvarenga e Bruno Figueiredo
A reportagem de dados escolhida como exemplo, “Why are K-pop groups so big?“ do The Pudding, explica o motivo pelo qual os grupos de pop sul-coreanos (K-pop) possuem um número tão grande de membros.
Para tal, foram usadas como base de dados a lista do Wikipedia de grupos de ídolos sul-coreanos, reduzida para contemplar apenas aqueles de gênero K-pop, e os perfis listados no site K Profiles. Além disso, os 10 grupos principais da 3ª geração foram determinados com base nos dados do Gaon’s Album Chart de 2011 ao primeiro semestre de 2020.
A reportagem busca responder 3 perguntas: como os grupos ficaram tão grandes? Por que os grandes grupos são tão atraentes? E o que os tamanhos dos grupos de K-pop nos dizem sobre por que o K-pop é tão popular?
O primeiro gráfico mostra o ano do debut dos grupos, a quantidade de membros em cada e está dividido entre as 3 gerações do K-pop, entre 1992 e 2020. Além disso, mostra fatores como casting internacional e subunidades dentro dos grupos.
Após disso, apresentam uma tabela sobre os grupos de K-pop mais populares por álbuns vendidos, entre janeiro de 2011 e junho de 2020.
O segundo gráfico busca explicar a mudança na popularidade de certos papéis dentro dos grupos, examinando o número de grupos com membros em cada função.
Essa reportagem foi feita pelo The Pudding em parceria com o Kontinentalist, escrita por Isabella Chua e Elizabeth de Luna, em setembro de 2020.