Estudo de caso – Gênero e Número

Estudo de caso – Gênero e Número

O site Gênero e Número é uma empresa social de jornalismo de dados que analisa questões de raça e gênero no intuito de levar o debate à equidade. Giulliana Bianconi fundou a plataforma em 2016, sendo a primeira organização de mídia na América Latina com tal recorte. Com sede no Rio de Janeiro, a equipe composta por mulheres conta com 5 jornalistas experientes, 2 designers de informação, 1 cientista de dados, 1 cientista política, 1 especialista em ciências contábeis, 1 especialista em produto e colaboradores de tecnologia e audiovisual.

A partir da análise de dados, os números que transparecem a desigualdade são utilizados a fim de construir matérias que embasam a realidade do desequilíbrio entre os gêneros, principalmente na realidade periférica brasileira. O trabalho da Gênero e Número faz uma ponte entre pesquisa e jornalismo de dados que, com a ajuda de métodos digitais inovadores, leva toda a discussão racial, de gênero e direitos à tona de forma simples e de fácil acesso para todas as pessoas.

A empresa social não realiza distribuição de lucros, e visa apenas a manutenção da organização, a remuneração digna aos colaboradores e infraestrutura necessária para a realização dos trabalhos. Seu modelo de negócios é baseado em um mix de receitas, que conta com projetos subsidiados por fundações e institutos comprometidos com a justiça social.

Com isso, o grupo formado por Beatriz Valente, Hugo Virgínio e Victoria Barel fez a análise da organização, a seguir, segundo o livro “Webjornalismo: As 7 características que marcam a diferença“.

Hugo Virgínio

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