Estudo de Caso: The Intercept Brasil
The Intercept Brasil é uma agência de notícias apoiada pelo First Look Institute, que faz, em suas próprias palavras, um jornalismo “combativo, que incomoda os poderosos”. O veículo de comunicação é lembrado pela liberdade editorial conferida a seus jornalistas e por suas pautas sobre corrupção e injustiça, além da adoção de um tom investigativo.
Analisando criteriosamente os canais de publicação da agência, baseando-se nas características do jornalismo online, são perceptíveis estratégias de construção e organização do conteúdo voltado para a web.
Hipertextualidade & Multimidialidade
- Uso de links para contextualização e acréscimo de informações para os assuntos através de matérias do próprio site ou conteúdos noticiosos de outras plataformas;
- Utilização de conteúdos audiovisuais tanto anexados à matéria diretamente quanto por meio de links;
- Resumo de mídias frequentes: textos e hipertextos; fotos; ilustrações e vídeos;
- Vídeo: Possuem uma aba destinada exclusivamente aos conteúdos audiovisuais. A Página Oficial do Youtube rotineiramente é conectada às publicações através de carroceis, audioslides e galerias que reproduzem as playlists do Youtube;
- Fotos: Utilizadas com menos frequência. As reproduções, em grande maioria, são de outros meios jornalísticos, adquiridas de outras agências e redes sociais. Fotos jornalísticas, ilustrações e documentos são utilizados com certa regularidade;
- Redes Sociais.
Interatividade
- Aba “Entre em contato”: links de contato da assessoria e do jurídico do Intercept, bem como e-mails para interessados em entrar na equipe e/ou sugerir pautas;
- “Seja nossa Fonte” : Várias formas de entrar em contato e sugerir pautas, enviando mensagens e materiais, através de SecureDrop (servidor), Signal (mensagens de texto), e-mail e correio, respeitando o direito de anonimato e a segurança da fonte, oferecendo opções e recomendações;
- Apoiadores: forma de se manterem independentes e com serviço no ar e conseguirem investimentos;
- “Entre em contato”: ao término de todas as matérias com as informações dos jornalistas envolvidos com a pauta;
- Não há uma seção para comentários ao fim das matérias, como é comum em outros sites e portais;
- Mural de componentes da equipe, com nomes, cargos e contatos disponibilizados;
- Newsletter gratuita, oferecida entre as matérias da página inicial e no corpo do texto. A inscrição não dá opção de hierarquia de nichos e temas, mas a curadoria da agência envia semanalmente suas melhores reportagens, uma seleção das produções mais interessantes da mídia independente, além de dicas culturais da equipe;
- Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, TikTok, Flipboard e Google Notícias). Divulgam conteúdo audiovisual e matérias com bastante frequência na maioria delas;
Instantaneidade
- Redes sociais muito ativas;
- Há tendência ao slow journalism, ou seja, é dada informação com velocidade, mas existe um esforço de apurar e noticiar em maior profundidade, exigindo um pouco mais de tempo para publicar. O Intercept se inclina para debates, entrevistas e cenários analisados em profundidade, distanciando-se do modelo convencional de hard news do ambiente online, em que a informação de poucos minutos atrás já está no ímpeto de demandar outra atualização.
Memória
- Conteúdos relacionados logo no término de cada matéria;
- Links de reportagens, matérias e vídeos de outros sites e portais (em maioria), ou do próprio Intercept Brasil;
- Aba de documentos (Português e Inglês) (Fontes documentais : artigos científicos, entrevistas, dados técnicos, relatórios);
- “Artigos Recentes” sempre acompanha o final de cada matéria.
Customização/Personalização
- Gratuidade do conteúdo (acesso livre).
- Newsletter. Envio semanal de conteúdo selecionado pela curadoria da agência;
- Não tem no menu inicial do Intercept Brasil qualquer especificação de editoria para facilitar a navegação pelo site e a escolha de matérias de acordo com temática. Já o menu principal do Intercept na versão em inglês traz as editorias “Política”, “Justiça”, “Segurança Nacional”, “Mundo”, “Tecnologia” e “Meio Ambiente”.
Análise The Intercept Brasil.
Grupo: Caroline Campos , Jamília Lopes, Marcelo Zinato, Melina Matos e Thiago Fernandes.