Será a Biotecnologia uma saída?
Cada vez mais são necessárias formas de desenvolvimento que visam menores impactos ao meio ambiente e, em consequência, ao ser humano.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art. 2).
PRODUÇÃO DE ETANOL
Dentre muitos poluentes que o Brasil enfrenta, a produção de etanol é destaque em diversos impactos ambientais que nos desafiam diariamente. Dentre esses os principais são:
- a poluição atmosférica, causada pela queima da palha e do bagaço da cana de açúcar;
- a poluição dos recursos hídricos, causada pela contaminação de corpos d’água e solo.
Impactos ambientais da cana-de-açúcar e etanol – Expedição [#09] | Geografia com Terra Negra
ETANOL A PARTIR DE CASCA DE SOJA
O projeto Desenvolvimento de Processo para Produção de Etanol A Partir de Casca de Soja, criado no mês de Maio do ano de 2019, está sendo realizado em colaboração dos alunos do curso de Biologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a empresa de soja Caramuru. A empresa foi fundada em 1964 por Múcio de Souza Rezende no estado de Paraná e firmou parceria com a UFV. O intuito do projeto é produzir etanol de segunda geração utilizando a casca da soja como substrato para obter o bioetanol.
Luiz Vinícius, estudante do oitavo período do curso de Biologia da UFV, participa do projeto e explica que o problema da produção de etanol de primeira geração no Brasil é a utilização de produtos alimentícios, como a cana de açúcar, que poderiam ser utilizados para alimentação da população. Tal uso se torna um dos motivos relacionados à fome e à destinação de grandes espaços para o cultivo agroindustrial.
O etanol de segunda geração utiliza resíduos de produtos agroindustriais. No caso do nosso projeto utiliza-se a casca da soja que é descartada – há outros que poderiam ser usados, como o bagaço da cana de açúcar por exemplo. Porém, agora a casca possui uma outra destinação, que é a produção de etanol, explica.
Os estudos da biotecnologia se expandem cada vez mais em busca de preservação de recursos e sustentabilidade para o planeta. Com isso, o campo de atuação na área se torna mais difuso e aprofundado.
Matéria original escrita para o jornal OutrOlhar.