Stories nas plataformas jornalísticas – Pingado, É Fake? e Primeiro a Saber
O Pingado é um resumo semanal feito por Lucas Zini, da Agência Simples, e publicado toda sexta-feira à tarde, nos stories do Instagram da Agência. Ele possui cerca de cinco minutos de duração e traz pautas diversas sobre acontecimentos daquela semana, desde eventos políticos nacionais e internacionais, a notícias culturais e que envolvam a internet.
O jornalista utiliza uma linguagem mais informal, visando a transmissão e entendimento da mensagem. Por vezes utiliza do sarcasmo para tecer comentários sobre a notícia dita e do humor para dar um tom mais leve ao quadro. Quando necessário, porém, Lucas recorre a um tom mais sóbrio com temas sérios.
O quadro usufrui também de uma edição dinâmica. A vinheta, apesar do fundo e logo fixos, tem o som de fundo diferente a cada semana, de acordo com músicas e até memes que viralizaram na internet naquela semana. Ao longo do quadro, vários vídeos são também introduzidos, sejam eles partes de entrevistas feitas por canais noticiosos ou os próprios memes.
O É Fake? é um quadro do Canal Reload em parceria com a Agência Lupa que desmente fake news que circulam na internet afora. Com uma fala informal e descontraída, quem dá a informação expõe os fatos de forma que mais pessoas possam entender, com uma linguagem “das trends” do momento.
A edição do vídeo também auxilia em tal feito: o quadro ao redor dos apresentadores traz a identidade visual do Canal Reload enquanto a legenda permite maior acessibilidade à informação. Efeitos descontraídos e destaque a algumas frases também proporcionam maior fixação daqueles dados.
O que não rola…
Como contraponto, a utilização dos stories pelo site de notícias Primeiro a Saber restringe-se ao compartilhamento dos posts feitos no feed do Instagram, sem preocupação em adequar o conteúdo para as redes sociais – especialmente em se tratando de uma ferramenta com tamanho alcance e grande possibilidade de interação, como são os stories.
No que diz respeito ao conteúdo publicado no feed, muitos não apresentam legendas, hashtags, ou qualquer outra forma de engajamento – super necessários, como sabemos, no ambiente online. Além disso, o volume diário de postagens é muito alto, o que acaba influenciando na qualidade do engajamento e interatividade com a página: o que é refletido no baixo número de curtidas e comentários de cada publicação.
A análise dos vídeos foi feita por Beatriz Valente, Hugo Virgínio e Victoria Barel