Alunos de Viçosa detectam novo asteroide

Alunos de Viçosa detectam novo asteroide

ANG1003 assim foi nomeado o asteroide descoberto pelos alunos Camila Teixeira, Isaac Reis, João Pedro de Paula e Johan Detmann do colégio Anglo. Auxiliados pelo professor de química Danilo de Souza e o professor aposentado da UFV Efraim Reis, eles participaram da XVIII Caça Asteroides, evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI).

O grupo ficou responsável pela análise de 27 pacotes de imagens registradas pelo telescópio da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos. Utilizando do software Astrometrica, eles procuraram por novos movimentos no espaço, que se caracterizam como um asteroide. E ao detectar um novo corpo celeste eles obtém a possibilidade de nomeá-lo e acabaram por decidir homenagear a sua instituição de ensino.

Imagem meramente ilustrativa do software utilizando. Retirada de http://www.astrometrica.at/

Segundo o professor Efraim Reis a participação no Programa de Caça Asteroides não é exclusiva para acadêmicos, ele destaca ainda que “Toda pessoa pode aprender, só precisa ter vontade e tempo, porque as análises de imagem demandam dedicação”.

As inscrições desse ano foram anunciadas em diversos meios incluindo no Instagram do Programa, eles ressaltam já na postagem que o evento é aberto a todos que tiverem interesse. Então caso tenha a intenção de participar da próxima fique atento e acompanhe por lá.


O Programa Caça Asteroides MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). Ele ainda conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SE-DUC/MT) e Observatório Nacional-ON.

O colégio Anglo ainda venho parabenizar em suas redes sociais o time que realizou o trabalho.

Confira a matéria original do Folha da Mata abaixo.

Hamilton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *