Entenda a nova epidemia de mosquitos em Roraima
Em decorrência do desmatamento, os vetores de certas doenças então se propagando em áreas urbanas do estado e preocupam os habitantes.
Οs vírus mayaro (MAYV) e chikungunya (CHIKV) estão circulando simultaneamente em Roraima, o que é chamado de cocirculação, como aponta um estudo publicado na revista Emerging Infectus Diseases. Apesar de não terem encontrado casos de pessoas infectadas ao mesmo tempo pelos dois patógenos, os autores da pesquisa não imaginavam encontrar esse fluxo síncrono.
Uma vez que ambos “apresentam alto grau de compartilhamento antigênico, era esperado que uma infecção protegesse o individuo da outra”.
Afirma José Luiz Proença-Modena, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e um dos autores principais do artigo.
Transmissão
O vírus mayaro (MAYV) é transmitido por mosquitos silvestres, principalmente do gênero Haemagogus, e o vírus chikungunya é disseminado pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypt. Ambas são provedoras de doenças com sintomas muito semelhantes, como febre alta, dores articulares e cansaço. Veja abaixo uma imagem com as principais doenças e seus sintomas transmitidos por esses mosquitos:
Causa
A principal razão para estar circulando em áreas urbanas é devido ao desmatamento causado pela exploração ilegal de recursos naturais, especialmente o garimpo. Por isso, os pesquisadores apontam para a necessidade de ações efetivas de vigilância epidemiológica na região, como a implementação de métodos para um diagnóstico mais preciso, além de aumentar a observação sobre os impactos da atividade humana em áreas de floresta e a relação com a emergência de novas doenças.
Confira abaixo como se proteger desse novo vírus. E lembre-se de usar protetor solar e repelente para evitar esses mosquitos indesejados!
Ainda com dúvidas sobre as doenças? Acesse GOV – Febre do Mayaro e GOV – Chikungunya para mais informações.
Foto de capa publicado em: Aedes Aegypti
Reportagem original retirada da revista Radis: file:///C:/Users/miran/Downloads/Foto%20da%20matéria%20original%20da%20revista%20Radis.pdf
Matéria reescrita por Arthur Guedes (109842) e Milena Miranda (113016).
Um comentário em “Entenda a nova epidemia de mosquitos em Roraima”