DAS PÁGINAS PARA AS TELINHAS: entenda um pouco sobre o impacto artístico dos mangás e videogames na cultura
Hoje o assunto são os mangás, videogames e o impacto artístico que carregam.
Sabemos que na cultura japonesa os jogos são feitos para o próprio público nipônico. Nos tempos do Ps1, Ps2 e consoles antigos da Nintendo foram feitas diversas adaptações e surgiram muitos jogos baseados em anime. Só que a situação não era nada simples: os jogos não tinham tradução!
Como naquela época a internet não tinha o impacto e alcance que tem hoje, os gamers dessa fase dos consoles estavam reféns de revistas, detonados e afins. Apesar disso, muitos deles consideravam a empreitada um desafio interessante.
Com a evolução da internet nas últimas décadas, o acesso aos mangás ficou mais tangível e o público aumentou, não só no Japão, mas também no Ocidente. Essa importante inclusão sócio-cultural foi possível, principalmente, através de práticas de distribuição ilegal, a famosa pirataria.
Disputa de gigantes: jogos orientais ou ocidentais?
Hoje a situação não é tão diferente assim. Os RPGs clássicos de console, que seguem o estilo MOE (personagens jovens, andrógenos e de olhos grandes) raramente saem do Japão, exceto por alguns massivos online, os chamados MMORP-GS.
Quando o assunto são os jogos ocidentais, a situação é bem diferente. Com seu foco no alcance global, esses jogos costumam apostar mais na jogabilidade universal de shooters, sci-fi, esportes e etc, o que faz com que se sobressaiam, com frequência, aos jogos ocidentais.
Daí surge a dúvida: jogos ocidentais ou orientais?
Essa separação não ajuda em muita coisa. Até porque, escuta-se falar de experiências maravilhosas e horríveis com ambos. Tratar determinado jogo como lixo apenas por não gostar da temática/estilo acaba fomentando essa oposição e mantendo muitos bons jogos restritos somente ao público oriental.
O revolucionário League of Legends
Com a profissionalização dos E-Sports, os games não são mais tratados como brincadeira e, assim como o cinema, promovem e abordam muitas vertentes da arte. Um dos grandes jogos da atualidade é o League of Legends (ou LoL).
Por que?
Ultimamente, por conta de seu crescimento e importância no cenário gamer, o LoL tem promovido muitos conteúdos artísticos derivados de seu próprio roteiro. Não só como player, mas como profissional do desenho, ou apenas amante da arte, muitas pessoas apreciam as ilustrações dos personagens e todo o belíssimo conteúdo visual do jogo.
São histórias em quadrinhos para o lançamento de novos personagens, vídeos que mostram o dia a dia da rotina dos criadores e ilustradores, um espaço para o público enviar suas próprias artes, além de animações produzidas para o canal oficial do YouTube que apresentam os personagens e incentivam o conhecimento por trás das mecânicas do jogo.
O LoL é um dos maiores e mais belos exemplos de influência artística que os mangás/desenhos possuem em videogames, mas também de como o sucesso de um jogo pode dar a profissões antes marginalizadas, como o caso das de desenhista e animador, um novo sentido.
Mas a coisa tem mudado…
Apesar de, na época dos consoles tradicionais, o mais comum ser as adaptações ocorrerem no sentido mangá → videogames, atualmente é mais comum ver a inversão nessa ordem de criação.
Como a experiência gamer na atualidade é mais global, seja através de plataformas digitais (Steam, Epic Games, Origin, etc), ou pelos novos consoles (Ps5, Xbox Series X, etc), que adquiriram uma nova dimensão de globalidade, as adaptações costumam seguir a ordem videogames → filmes e séries.
Sendo assim, aqui estão 3 exemplos dessa inversão:
1. The Last of Us
The Last of Us é uma franquia de jogos de ação e aventura, com elementos de tiro em terceira pessoa e survival horror, exclusiva para os consoles PlayStation. Lançado pela primeira vez em 2013, o jogo fez tanto sucesso que foi adaptado para uma série em 2023. A história segue personagens sobreviventes que se unem em um mundo devastado por um surto apocalíptico, enfrentando monstros e situações brutais enquanto tentam atravessar os EUA.
2. Mortal Kombat
Mortal Kombat é uma franquia americana de jogos de luta, criada pela Midway Games e lançada pela primeira vez em 1992 para arcades. Em 2011, após a falência da Midway, a Warner Bros. assumiu a produção do jogo. A franquia teve três adaptações para o cinema, que geraram opiniões divididas, mas o jogo em si continua sendo um grande sucesso ao longo de décadas.
3. Super Mario
Super Mario é uma série de jogos de plataforma criada pela Nintendo e estrelada pelo famoso encanador Mario. A série começou em 1981, quando Mario, então chamado de “Jumpman”, apareceu no jogo Donkey Kong, onde era um carpinteiro com um macaco de estimação. Em 2023, foi lançado Super Mario Bros. – O Filme, baseado nos jogos da Nintendo. Na história, Mario e seu irmão Luigi, dois encanadores do Brooklyn, acabam no Reino dos Cogumelos, governado pela Princesa Peach e ameaçado por Bowser, o rei dos Koopas. Quando Luigi é capturado, Mario precisa enfrentar desafios nesse reino cheio de perigos, aprender a usar itens especiais e contar com a ajuda de amigos como Toad e Donkey Kong para salvar o irmão e restaurar a paz.
Autoria: Davi Sacramento para a NeoTokyo (página 68-71, Ano 10, Edição 119).
Adaptação: Júlia Nunes (97286) e Vitória Pereira (99111).