28 de setembro: Um dia para se valorizar a notícia
A campanha”Escolha a verdade”, que reúne entidades jornalísticas de mais de cem países marca o World News Day, com o objetivo de combater a desinformação que ameaça a democracia.
C
om o objetivo de combater a desinformação, centenas de organizações jornalísticas, associações de meios de comunicação e cidadãos de mais de cem países uniram forças para destacar a importância do jornalismo profissional baseado em fatos, na campanha “Escolha a verdade”. A iniciativa marca a edição deste ano do World News Day (Dia Mundial da Notícia). Ela conta com a participação do jornal GLOBO, que publica dois artigos sobre o assunto. Marcelo Rech, presidente executivo da Associação Nacional de Jornais, assina o primeiro. Na sequência, Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, e Branko Brkic, cofundador do jornal sul-africano Daily Maverick e criador da campanha deste ano, são os coautores do segundo artigo.
World News Day
O World News Day é coorganizado pelo Fórum Mundial de Editores da Associação Mundial de Jornais e pela Fundação Canadense de Jornalismo. O objetivo da campanha deste ano é enfatizar o compromisso dos jornalistas, em todo o mundo, em relatar os fatos. Ao mesmo tempo, ela reconhece o desafio do público de navegar num ambiente de informação tóxico, inundado de desinformação de todo tipo. Todos os participantes convidam seus leitores a dar apoio aos meios de comunicação confiáveis.
— A sociedade precisa estar convicta de que escolher a verdade é o melhor para todos. Cidadãos bem informados fazem escolhas melhores nas democracias
afirma Alan Gripp, diretor de redação do GLOBO.
A campanha também funciona como alerta sobre o perigo representado pelo abuso das tecnologias que permitem divulgar informação em larga escala e em tempo real. Um influenciador, artista ou político popular nas redes sociais consegue espalhar quase instantaneamente qualquer tipo de informação ou conteúdo como se fosse notícia, mas sem o compromisso que a imprensa profissional mantém com a verdade. Preocupado apenas com seus interesses individuais, por vezes lesivos à sociedade, não checa antes se é fato ou boato — e a mentira se espalha. Os danos à democracia podem ser imensos. Só no jornalismo profissional o cidadão bombardeado por postagens fraudulentas e mal-intencionadas encontra uma referência confiável para entender com clareza o mundo em que vive e tomar suas decisões pautado pela verdade. Um dia para o mundo valorizar a notícia. ■
APOIE
Confira abaixo o vídeo da campanha lançado pela “World News Day”:
Caso queira apoiar o “Dia Mundial do Jornalismo”, acesse o formulário da World News Day aqui.
Matéria retirada do Jornal Globo, edição do dia 28/09/2024.
*Adaptação feita por Luiz Tadeu (105762) e Gabriel Castro (105756)