A iniciativa LUVE e-sports
Com o surgimento de campeonatos de e-sports dentro do cenário acadêmico a LUVE (A Liga Universitária Viçosense de Esportes) não ficou fora dessa e criou equipes para três modalidades.
Elas foram formadas para disputar os principais campeonatos dentro Brasil de torneios universitários, como o JUMs (Jogos universitários de MG), JUBs (Jogos universitários brasileiros) e TUES (Torneio Universitário de E-Sports).
Com 168 inscrições totais em menos de uma semana e depois de cinco semanas de processo seletivo, a LUVE fechou com: 15 jogadores no League of Legends, 12 no CS:GO e 12 no Dota2, um total de 39 jogadores.
Veja mais: E-Sports na Educação Física? Saiba o que vem sendo debatido até agora
Os times contam com seus treinadores, Thiago Fernandes no Dota2, Rannier Bounjour no CS:GO e Leandro Costa no League of Legends e os treinos variam de presenciais e online.
“Sabemos que é um público muito grande na universidade e que a maioria nunca teria pretensão de fazer parte de uma atlética, então nosso objetivo foi integrar mais ainda os estudantes.” disse Thiago Fernandes, Treinador de Dota2 e Coordenador do projeto
Conversamos também com um dos jogadores de Dota2, Robert Camargos que faz o curso de Ciências Econômicas na UFV e contou um pouco sobre o projeto: – A princípio a iniciativa de colocar a e-sports na Luve está sendo algo inovador. […] A equipe está sendo de grande importância e não está atrapalhando a rotina da universidade, como muitos imaginam.
É importante destacar que essa é uma das iniciativas pioneiras na cidade pela modalidade de e-sports, podendo trazer novos profissionais passíveis de receberem destaque no cenário nacional, incluindo a motivação da criação de novos times para a cidade.
Viçosa é um celeiro de profissionais, tem personagens de destaque em vários esportes, é mais um aperitivo para se valorizar um esporte que vem crescendo e mudando a vida de diversas pessoas.
Link original da matéria: Aqui