A longa e estranha viagem de Dock Ellis

A longa e estranha viagem de Dock Ellis

por Anna Alvarenga e Bruno Figueiredo

A grande reportagem escolhida foi The Long, Strange Trip of Dock Ellis, realizada pela ESPN. A produção conta a história do jogador de baseball estadounidense Dock Ellis, que foi um ícone importante da contracultura da década de 60.

A narrativa começa contando a “longa e estranha viagem” do jogador, que disputou uma partida em 12 de junho de 1970 sob efeito de LSD. Ele estava na casa de um amigo e acabou dormindo sem perceber durante toda a véspera do jogo; quando acordou, consumiu LSD, até que foi avisado pela sua namorada de que deveria arremessar naquele dia.

A produção não está divida de maneira linear, é uma introdução e mais 7 tópicos que contam da vida e da carreira do jogador. O primeiro deles, chamado The Eletric Kool-Aid No-No que introduz a vida de Dock. O nome do tópico se relaciona com um curta animado que conta do jogo de 12 de junho de 1970, onde o Ellis não errou nenhuma jogada mesmo sob efeito de LSD. Aqui falam de suas conquistas, da pessoa que ele era, e o que ele fez quando se aposentou e como tudo isso foi esquecido, e só focam na história dele com as drogas.

O segundo, chamado A Pharmacological Feast, que em tradução livre significa “um banquete de drogas”, conta como Dock sempre jogava suas partidas sob efeitos de entorpecentes. O número três, Dock Ellis is Not Afraid, é uma pequena biografia, contam da carreira, curiosidades e sua imagem na mídia, além de sua vida pessoal. Nesse tópico apresentam uma entrevista, de maio de 1990 nomeada Dock Ellis Remembers.

O quarto tópico, Killing Himself to Live, fala sobre o abuso do jogador com as drogas e como ele praticamente não se lembrava de nenhuma partida disputada. Seu médico o classificou como suicida: “anyone who is doing that is trying to kill themselves.”

O tópico de número cinco, entitulado The Master of Disguise, conta como Dock conseguia esconder muitos aspectos de sua vida, por isso chamado de “O Mestre do Disfarce”. O sexto, Pitching Naked, destrincha a carreira de Ellis, dando a trajetória dos times pelos quais ele passou, e mostrando as estatísticas de vitórias e derrotas.

O último tópico, Stubborn, but in Love, conta da vida do jogador depois da aposentadoria em 1979, com sua esposa até o final de seus dias. O trecho contém relatos da própria Hjordis, sobre a morte dele e como tudo ficou após ele.

Anna Alvarenga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *