A São Paulo que tenta ser mais sustentável
Análise feita por André Gomes e Yuri Tomaz
Esta grande reportagem multimídia foi publicada pelo Estadão, em comemoração aos 462 anos da capital paulista, em 2016. Partes da reportagem multimídia do Estadão descrevem sobre a sustentabilidade na cidade de São Paulo. Na imagem de abertura o leitor clica em um dos ícones e escolhe a história que deseja ler. Esses ícones são divididos em: ser, morar, saber, viver, andar e plantar.
Esse tipo de software possibilita uma navegação mais verticalizada, a reportagem ocorre de forma sequencial e ocupa toda a extensão da página. A imagem de abertura pode apresentar recursos de navegação, como cliques do mouse para o seguimento a outros momentos da matéria.
A estrutura narrativa é disposta por meio de vários personagens que contam um pouco sobre histórias que giram em torno da cidade de São Paulo. A cada capítulo, um personagem é retratado de maneira aprofundada como um modo a fim de contar cada narrativa. Há ainda, opções de interatividade, como compartilhamento nas redes sociais, tais como Facebook e Twitter.
A reportagem carrega alguns recursos que leva o leitor múltiplos artifícios de usabilidade como vídeos, fotos, textos e infográficos interativos que norteiam o mesmo para cada detalhe sobre o capítulo da história que esta lendo. Cada vídeo mostra uma pequena entrevista com um determinado personagem da narrativa, na forma de um minidocumentário sobre o assunto, já as fotos ilustram tudo o que o texto traz sobre os relatos. Outro ponto interessante é que após o play no vídeo, ele continua rodando, mesmo com o usuário rolando a reportagem para baixo.
Ao longo da matéria, os conteúdos foram ficando mais dinâmicos com um design mais atrativo, sendo assim, os tipos de recursos multimídia iniciaram a grande reportagem com fotos e informações e o layout foi se tornando mais completo.
Os efeitos que o infográfico possibilita, gera uma interação maior do leitor com o assunto da história. Os detalhes de cada assunto é retratado por meio de pequenas explicações que podem ser expandidas e controladas pelo usuário. Além disso, esse recurso pode ser trocado toda vez em que os temas foram sendo intercaladas pelo leitor, uma vez que são complementos dos relatos citados nos textos e nos vídeos.
Equipe que produziu esta grande reportagem multimídia segundo os créditos da matéria:
TEXTO: EDISON VEIGA e GIOVANA GIRARDI
VÍDEO: reprodução YouTube
FOTO: reprodução
INFOGRÁFICO: GIOVANA GIRARDI