Análise da Linguagem Corporal de Renata Vasconcellos ao entrevistar o candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018

Análise da Linguagem Corporal de Renata Vasconcellos ao entrevistar o candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018

Os debates eleitorais com candidatos à Presidência tencionam emoções e colocam sujeitos com pensamentos divergentes e convergentes frente à frente e possibilita que, por meio da coordenação do comunicador, os candidatos apresentem suas propostas para a sociedade civil, ampliando o destino dos discursos e divulgação do projeto político de determinado partido.

O vídeo que segue é uma análise feita pelo especialista em linguagem corporal Vitor Santos, mais especificamente sobre a postura da jornalista Renata Vasconcellos, uma das apresentadoras que apresentam ao lado de William Bonner o Jornal Nacional, no debate eleitoral com o candidato Jair Bolsonaro, transmitido pela Rede Globo de Televisão, em 28 de agosto 2018.

A escolha do vídeo possui elementos característicos das produções feitas para a Web, uma vez que possibilita maior interação do espectador e leitor com a interface proposta, em comparação com produções audiovisuais com características canônicas realizadas para a TV, e inserção de elementos próprios.

Conforme o vídeo abaixo, faz-se saber:

I) Interação/dinamicidade: O espectador pode adicionar legendas, acelerar ou diminuir a velocidade ou pausar o vídeo. Essa é uma possibilidade inexistente nos conteúdos transmitidos pela TV, isto é, o telespectador não tem autonomia para avançar a velocidade, pausar o conteúdo e adicionar legendas em idiomas que diversos. Além disso, há possibilidade do compartilhamento do conteúdo e campo de comentários.

II) Recuo do conteúdo que está sendo analisando: Vitor Santos apresenta um trecho do vídeo, retorna novamente e insere elementos que demarcam o ponto que ele está analisando, como estratégia de melhor ilustrar didaticamente ao espectador o que quer dizer exatamente. Na TV, os conteúdos são transmitidos de forma linear e os recuos para ilustrar algum ponto acontece em poucos telejornais quando pretendem enfatizar pontos específicos.

III) Inserção de elementos lúdicos: Para a produção televisa, o uso de recursos como trechos de filmes, vídeos, documentários, ilustrações e textos em uma produção audiovisual (não refere-se aqui às produções gravadas e editadas e sim os conteúdos gerais) são raros. Na produção para a web, a edição possibilita que a inserção de elementos que quebram a lineariadade e o cansaço do espectador em ver os mesmos elementos (cores, cena, enquadramento, cenário). No vídeo há presença de “corte” para outros trechos, textos na tela, demarcação da face com after effects, imagens, sons e códigos. É inserido ainda ilustrações da corrente sanguínea (como estratégia de possibilitar a materialização do que está sendo dito) e inserção do material utilizado como base (estratégia de legitimidade/especialista).

V) Tarja: Geralmente, os vídeos para a internet não apresentam tarja de destinação da faixa etária. Na TV, essa é uma Lei de regulação das produções.

Características comuns dos vídeos para publicados no YouTube ou qualquer veículo e conteúdos para a TV:

I) Tanto os conteúdos para a web quanto para a TV podem ser facilmente trocados por outros conteúdos. No primeiro caso, os espectadores podem achar o conteúdo massante e desinteressante e escolher consumir outros vídeos, seja do mesmo canal (os cards indicam outros vídeos daquele canal) ou pelos vídeos que aparecem como recomendados (abaixo do vídeo que está sendo visto), clicar em outros conteúdos ou anúncios ou mesmo sair da página e procurar conteúdos que atendem melhor à necessidade do espectador. Já a TV, essa lógica se dá pela possibilidade de mudar o canal com um simples controle remoto.

II) Audiovisual: Tanto áudio quanto imagens fazem parte dos elementos que compõem toda produção para a TV e internet (com exceção de canais para surdos e mudos). O telespectador vê na TV qualquer imagem, seja de um apresentador, de uma matéria, uma novela, um documentário e um áudio qualquer (narração, relato, diálogo, debate, informativo).

Elemento raro na TV e na Web: Presença de um tradutor de libras que torne os conteúdos acessíveis.

Vídeo extraído do canal Metaforando
Publicado em 30 de agosto de 2018

Yuri Tomaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *