Mundinho Now United Brasil

Mundinho Now United Brasil

por Carla Luz e Emanuel Vargas

A grande reportagem multimídia escolhida por nós é sobre o Now United, um grupo de música e de dança, que se tornou um fenômeno entre os adolescentes aqui no Brasil. Dentro dessa reportagem, de autoria do G1, o que é mais levado em consideração é a linearidade da história do grupo.

Quanto mais você descer na página, mais aprofundamento na história do grupo você terá. Junto com isso, diferentes imagens vão surgindo no lado esquerdo da tela, de acordo com o novo assunto que surge no lado direito em formato de texto, majoritariamente.

Estrutura narrativa

A história do Now United é contada de uma maneira simples e objetiva, buscando informar a um público que ainda não conhece o grupo, até porque numa parte da publicação se encontra o trecho: “Quem não conhece o som do grupo formado por 15 cantores de 15 países diferentes, das Filipinas à Finlândia, precisa bater um papo com um primo ou sobrinha de 12, 13 anos…”.

Como o objetivo é explicar e mostrar o que é o grupo, a reportagem se preocupa em trazer ao máximo a simplicidade em seu modo de contar a história, mesmo que ainda precise de diversos links externos e outros formatos de mídia para explicar. Além disso, a reportagem preza por uma linearidade, mostrando como foi pensado, executado, como está e quais são os planos futuros do Now United.

Fontes predominantes

Ao longo da reportagem, surgem diversos tipos de fontes. Existem três entrevistas diretamente relacionadas ao tema, com personagens fundamentais no dia a dia do Now United. Com a Any Gabrielly, integrante brasileira, com o Simon Fuller, idealizador e dono do projeto, e com Kyle Hanagami, coreógrafo. 

Além dessas três, é possível ver também que existem fontes documentais, oriundas de pesquisas sobre o grupo e os personagens entrevistados. Também tem a presença de dados do YouTube sobre os principais países que acessam os vídeos do Now United, o que possibilitou a criação de um infográfico sobre esse assunto.

Recursos multimídias utilizados

A reportagem leva ao leitor diversos recursos. Além dos já clássicos imagem e texto, estão presentes também os vídeos (dois – formato audiovisual), o podcast (um – formato de áudio) inserido para ouvir entrevistas de Any Gabrielly e Kyle Hanagami e o infográfico (um – formato visual) com dados do YouTube.

Esses recursos são de fácil usabilidade e grande qualidade técnica, afinal, conseguem levar a tradição do Grupo Globo em qualidade. Por outro lado, essa tradição faz com que a matéria não tenha um layout e um design tão belo e tão diferenciado assim, como costumam ser outras grandes reportagens multimídias. 

Ainda assim, os formatos já oferecidos na reportagem sugerem uma maior dinamicidade no acompanhamento da publicação e uma maior interatividade entre o tema e o leitor. Essa linguagem simples e multimídia faz com que um assunto dinâmico e lúdico – como a dança e a música – seja visto, ouvido e assimilado de uma maneira mais leve, assim como o Now United.

Ao final da publicação se encontram os créditos sobre a equipe responsável pelo projeto e suas funções, que deixaremos também ao final no nosso trabalho. 

Equipe que produziu a reportagem Mundinho Now United: a receita de pop global que pegou no Brasil

Reportagem: Braulio Lorentz e Rodrigo Ortega

Edição de arte: Guilherme Gomes

Ilustração: Wagner Magalhães

Arte: Amanda Georgia e Níkolas Espíndola

Desenvolvimento: Antonio Lima, Igor Apolinário e Junior Veroneze

oemanuelvargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *