Análises de Stories: Estadão, El País e G1
Estadão
O Estadão, o Estado de S. Paulo, é um jornal brasileiro publicado na cidade de São Paulo. O portal de notícias utiliza os stories de forma dinâmica para a divulgação dos conteúdos jornalísticos nas redes. Além de fotos, vídeos e chamadas, eles fogem do comum, criando um conteúdo interativo e humanizado, específico para o público das redes sociais. Através de uma linguagem menos formal e a utilização de recursos atrativos, como o uso de memes e gifs do momento. Todos os stories são um resumo que direciona quem está assistindo para uma matéria mais completa em outro veículo.
El País
O El País é um jornal diário espanhol, do grupo Grupo PRISA, fundado em 1976. O veículo utiliza os stories como uma ferramenta para complementação do conteúdo jornalístico do portal. O espaço realiza a construção narrativa a partir de um conjunto que reúne imagens e texto a fim de contextualizar o leitor sobre o fato, trazendo uma introdução sobre a notícia, além de informações extras como dados, trechos com citação de especialistas no assunto e ao fim direciona o leitor a plataforma do portal para ter acesso ao conteúdo completo. Esse é um tipo de estratégia positiva nas plataformas, pois o veículo utiliza o recurso para atrair o público ao mesmo tempo que já oferece uma prévia do que trata a notícia para informar e instigar sua curiosidade em buscar mais informações. Outro destaque é a junção de imagens e texto que deixa em um formato mais dinâmico e leve.
E o que não funciona?
Portal G1
O G1 é um portal de notícias criado e mantido pelo Grupo Globo que disponibiliza conteúdos das diversas empresas da Rede Globo e reportagens próprias. O portal G1 mantém atualizações 24 horas por dia e conta com outros veículos para a divulgação. Uma das plataformas digitais que o G1 utiliza é o Instagram, o qual também é atualizado a todo momento. Os stories, ferramenta do Instagram, são muito utilizados pelo G1, porém, o formato que eles disponibilizam não é tão convidativo para a leitura. Geralmente, o formato é uma foto de fundo, uma frase no estilo chamada e a opção de se ler a notícia arrastando para cima, ou seja, em apenas um story fica toda a informação mas sem explicações ou “convites” para ler, não há uma interação eficaz com o leitor. Além disso, os stories são muito utilizados pela sua dinâmica de leitura – rápida, informativa – ou de visualização – vídeos rápidos, fácil acesso – ambos formas descontraídas e explicativas, o G1 não aproveita com eficácia desse desempenho da ferramenta.
Grupo: Giovana Leite da Silva, Laura Jales Tranin, Maria Eduarda Vaz de Melo.