Ansiedade na Adolescência

Por Carla Luz

A adolescência é um período de grandes transformações na vida de muitos jovens. As mudanças físicas, mentais e sociais podem desenvolver nos adolescentes o aparecimento da ansiedade, uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema na escola, família, antes de uma prova ou das decisões difíceis do dia a dia.

Ansiedade pode provocar diversos sintomas em adolescentes – Foto: Reprodução

A ansiedade pode se manifestar por meios de sintomas físicos, como a sensação de aperto no peito e tremores, ou emocionais, como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, roer as unhas e puxar o cabelo, por exemplo. É muito comum que os jovens sintam mais de um sintoma ao mesmo tempo.

É preciso entender o que provoca a ansiedade no jovem para que dessa forma se possa buscar um tratamento eficaz. Pois sentir ansiedade antes de fazer algo é normal, mas quando os sintomas começam a aparecer diariamente, com mais intensidade e a atrapalhar a rotina diária, ela deixa de ser normal e passa a ser patológica, ou seja, uma doença. Na ansiedade patológica os sintomas podem incluir dificuldades para relaxar, dormir e se concentrar, além de cansaço excessivo, irritabilidade, tensão muscular, enjoos e diarreia.

Em casos onde os sintomas são mais fortes e duradouros é recomendado  que a ansiedade seja tratada, caso contrário a doença pode desenvolver problemas mais sérios como a depressão. Foi isso que aconteceu com Clarice Rodrigues, de 18 anos. A universitária conta que sentia sintomas da ansiedade desde o ensino fundamental, mas que o problema não foi tratado. Ao entrar no Ensino Médio a ansiedade evoluiu para um quadro depressivo e só depois disso Clarice procurou ajuda profissional. 

Busca ajuda o quanto antes, não guarde para si. Se permitir ao tratamento e ter calma, porque isso vai passar!” Afirma a jovem.

Depois de passar por acompanhamento psiquiátrico e tratamento de arteterapia, Clarice conseguiu diminuir suas crises de ansiedade.

Tratamento especializado pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade – Foto: Reprodução

Para Kelly Fonseca, psiquiatra da divisão psicossocial da Universidade Federal de Viçosa, UFV, atividades de lazer, esporte e leitura ajudam a relaxar a mente e amenizar os sintomas da ansiedade. Ainda segundo a psiquiatra, é muito importante que o paciente tenha apoio familiar, de amigos, e conte com ajuda profissional. 

Em Viçosa você pode fazer uma consulta gratuita ao psiquiatra. Vá à Unidade de Atenção Especializada de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa, e peça um encaminhamento!

Texto original retirado do Jornal Impresso OutrOlhar / Seção Vida e Saúde:

Carla Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *