Café por assinatura: conheça a iniciativa inovadora de uma produtora rural de Minas Gerais
Clubes de assinatura têm ganhado força nos últimos anos, segundo o Gazeta do Povo, o número de negócios do setor cresceu 1000% nos últimos dez anos. Este formato chega a diversos segmentos do mercado com a criação de clube de vinhos, livros e até mesmo em prestação de serviços como barbearias e salões de beleza.
Na cidade de Paula Cândido, interior de Minas Gerais, a produtora rural Gláucia Duarte uniu esse formato a venda de Cafés Especiais produzidos no Sítio Fonseca com a criação do Fons Café Prime, um Clube de Assinaturas de Cafés Especiais exclusivo e pioneiro na região.
Gláucia Duarte investiu na cafeicultura junto ao marido, Alexandre Duarte, atuando desde a lavoura até a comercialização, com foco na gestão do negócio. Segundo a produtora, a ideia do clube surgiu a partir de sua experiência pessoal como assinante de um clube de vinhos e com objetivo de oferecer a mesma comodidade aos seus clientes
“Quem gosta de café tem a oportunidade de conhecer e experimentar novos sensoriais de lotes exclusivos de cafés especiais do nosso sítio” – afirma Gláucia.
A assinatura pode ser realizada em qualquer lugar do Brasil. Os assinantes recebem mensalmente uma caixa com dois pacotes de café: o café especial Fons, com notas de chocolate e o caramelo, e um micro lote diferente a cada mês. A validade é de seis meses, mas pode ser renovada conforme o desejo do cliente. Para Gláucia, o clube é uma ferramenta que garante a renda mensal da empresa, principalmente, em meses de menor aquecimento do mercado.
O formato de cafés por assinatura possui adesão de grandes empresas como a L’OR e a MOKA. No entanto, o Café Fons Prime representa um pioneirismo regional no ramo de cafés especiais de produção familiar. Em menos de um ano de existência, o clube tem se destacado como algo inovador e já conta com 19 assinantes distribuídos entre Minas Gerais e Espírito Santo.
“As pessoas estão muito satisfeitas. Junto com os cafés, elas recebem todas as informações sobre o produto e processo de produção, suas características sensoriais e rastreabilidade” – aponta a criadora do projeto.
Sítio Fonseca
Localizado na cidade Paula Cândido, Minas Gerais, o Sítio Fonseca é produtor de café desde 1979. A região possui enorme potencial na produção cafeicultora, correspondendo a 24% da produção do estado. Nesse cenário, o Sítio Fonseca vem se destacando com a produção familiar de cafés especiais comercializados em todo o país.
Por:
Maria Izabela Ferreira Viana (105748)
Maria Paula Santos Faria (102847)