“Chuvas intensas preocupam moradores de Viçosa: Deslizamentos de terra e riscos à segurança evidenciam necessidade de ações urgentes”
- Grande volume de chuvas em Viçosa e impactos na região.
- Deslizamentos de terra e erosões causados pelas chuvas.
- Condições precárias da pavimentação das ruas.
- Risco iminente de desabamento de um barranco próximo a uma residência.
- Invasão de água do ribeirão São Bardolomeu em uma residência na Vila Alves Campos.
- Ribeirão assoreado e com acúmulo de sujeira, ameaçando a segurança dos moradores.
- Necessidade de apoio adequado das autoridades municipais para solucionar os problemas enfrentados pelos moradores.
A chuvarada afeta o município desde o dia 25 de outubro, quando uma pessoa acabou morrendo levada pela enxurrada e foram registrados alagamentos, deslizamentos de terra, dano à infraestrutura urbana e iluminação pública.
As chuvas das últimas semanas têm causado erosões no solo em alguns pontos da cidade, que também está com a pavimentação de suas ruas em péssimo estado.
Na rua Inês de Castro, bairro Laranjal, um morador disse estar preocupado com a queda de um barranco que fica atrás de sua residência, que teve laudo emitido pela Defesa Civil do Município, condenando a edificação.
Já na Vila Alves, campus da UFV uma moradora informou ao folha da mata que foi necessário muito esforço para fazer a limpeza de sua residência, que foi invadida pelas águas do Ribeirão São Bartolomeu.A moradora ainda informou que o Ribeirão está assoreado, cheio de sujeira, colocando em risco a segurança da sua família.
De acordo com a PMV, já foram registradas (desde aquele dia até o início de dezembro) mais de 100 ocorrências junto a Defesa Civil.
As áreas mais afetadas estão nos bairros Romão dos Reis (rua Apolinário); Nova Era; Silvestre e Santo Antônio. Também houve registros de danos na Travessa Purdue e em estabelecimentos comerciais.
A administração municipal garante que está angariando recursos estaduais e federais para a recuperação da infraestrutura urbana e das áreas residênciais atingidas.Enquanto isso, a Secretaria de Obras está atuando com os recursos disponíveis para atender as áreas danificadas.
Os moradores que sofrerem alguns danos decorrentes das chuvas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (31) 99636-91-04