Conheça o lugar secreto do Vaticano
O lar do papa e lugar de grande importância para a igreja católica guarda um dos segredos mais interessantes sobre a vida após a morte. Há apenas duas quadras do Vaticano, o Museu das Almas do Purgatório é uma sala de 30 metros quadrados instalado junto à sacristia de uma igreja em Roma.
O local criado pelo padre Vitory Jouet possuí o acesso restrito e conta com 180 relíquias de contato de padres e feiras que já haviam morrido.
Testemunha Ocular
O parapsicólogo baiano Clóvis Nunes conseguiu entrar no museu em 2003. Com duas cartas de recomendação, uma do bispo da feira de Santana (BA) e outra do padre francês François Brin. Ele foi acompanhado por um monitor, que apontava o que podia ou não ser fotografado e uma equipe da rede Globo, que produziu uma reportagem para o Fantástico.
A emissora não foi autorizada a entrar no local, todas as imagens apresentadas na reportagem da emissora foram todas tiradas por Clóvis.
Como o senhor obteve autorização para visitar o museu?
Demorou algumas semanas. Na época, nem o arcebispo de Roma sabia da existência do museu. À repórter da Rede Globo na cidade [Ilze Scamparini] pediu autorização e não conseguiu. As imagens que foram ao ar são todas minhas.
Ele conta que ficou de duas à três horas no ambiente e que teve acesso a todas as obras exibidas. As relíquias ficam expostas na parede, protegidas por molduras e um livro antigo explica cada uma delas.
Qual foi a peça que mais o impressionou?
Boa parte do acervo é composta por livros e pedaços de tecidos com marcas de mãos e cruzes deixadas pelos espíritos atormentados de padres e freiras. Uma religiosa, morta no século 17, deixou sua mão impressa em uma vestimenta. Outra marcou uma Bíblia com os dedos – e o fogo atravessou nove páginas do livro. O mais impressionante, no entanto, é a imagem de mármore que deu origem ao museu. Ela está escondida atrás de um quadro de Nossa Senhora. O rosto do espírito, impresso a fogo na pedra, não fica no museu, mas junto ao altar da igreja que fica ao lado.
Confira algumas curiosidades sobre o lugar
- O museu fica anexado a Igreja do Sagrado Coração do Sufrágio
- A peça que deu origem ao museu surgiu ao pegar fogo. Após o fogo ser apagado, surgiu no objeto um rosto de expressão atormentada
- O papa Pio X deu a autorização para o padre Vitory de procurar outros casos sobrenaturais nas igrejas europeias
Adaptação da Revista Mundo Estranho, edição especial – Bíblia do Sobrenatural