Corrida cresce no Brasil com influência das redes sociais

O cenário das atividades físicas tem passado por uma clara transformação. De acordo com a Tickets Sports, maior plataforma de inscrições para eventos esportivos no Brasil, em 2023 o número de inscritos em corridas teve um crescimento de 20%.
Um dos maiores responsáveis por isso são as redes sociais, onde se destacam os influenciadores fitness, pessoas que compartilham suas rotinas de treino, e influenciam os hábitos de seus seguidores.
O Strava, aplicativo com mais de 120 milhões de usuários, apontou a corrida como o esporte mais praticado em sua plataforma no último ano. A popularidade se deve à facilidade da prática: não exige equipamentos caros ou presença de outras pessoas.
Para o professor João Marins, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a corrida se destaca por ser acessível. Ele também organiza a Meia Maratona UFV, que teve aumento de mais de 300 participantes em 2024. Segundo Marins, as redes sociais tiveram um grande impacto na divulgação do evento.
Influenciadoras como Gabi Güther, Paula Oliveira e Laura Bomtempo reforçam esse movimento. Gabi corre desde 2016, mas só em 2022 começou a produzir conteúdo. Ela afirma que muitos seguidores começaram a correr por sua influência.
Paula iniciou no esporte para cuidar da saúde mental. Ao compartilhar sua rotina, percebeu que estava motivando outras pessoas. Laura também começou a correr por influência da mãe e hoje compartilha sua rotina de treinos com frequência.
Apesar dos benefícios da corrida, Marins alerta para o cuidado com dicas que circulam na internet. Ele reforça que orientações devem ser passadas por profissionais da área para evitar lesões.
Texto original: https://www.jornalismo.ufv.br/outrolhar/2024/12/16/corrida-ganha-espaco-com-a-ascensao-de-influenciadores-fitness-nas-redes/
Adaptado por: Kamilly Pires