Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Por Marina Gouveia

A matéria escolhida para o exercício foi veiculada na BBC News – Brasil no dia 14 de abril de 2021. Com o titulo: Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa. Como o nome da matéria nos diz, se trata sobre a analise de resultados de pesquisas feitas mundialmente sobre a saúde mental das pessoas depois que a pandemia começou. O texto é bem direto, fazendo comparações do Brasil com outros países e dados de outras pesquisas.

Foram usados os dados da pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, uma pesquisa da Fiocruz com algumas universidades feita no ano passado e dados de um relatório da OMS de 2017 sobre a saúde mental de diversos países. Além disso foram usados dados de um estudo publicado pela revista científica Lancet para apresentar outras percepções sobre o assunto.

Com a apuração desses dados os jornalistas conseguiram responder perguntas como: houve piora na saúde mental dos brasileiros? ; por que isso aconteceu ? ; como eram esses dados antes da pandemia? ; todos concordam que a saúde mental dos brasileiros realmente piorou?; entre outras.

A matéria não explica muito a metodologia usada para reunir os dados, apenas diz que foram dados analisados de várias pesquisas. Foram usadas outras fontes como a Helena Junqueira, gerente de pesquisas digitais do Ipsos, e falas de entrevistas recentes do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus e do psiquiatra André Brunoni, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Marina Gouveia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *