Entenda: por que a carne está tão cara?
por Carla Luz e Emanuel Vargas
O vídeo escolhido por nós entrega bem aquilo que é esperado por um dos veículos do Grupo Globo, o G1, nas redes sociais. A presença da tradicão na forma de fazer jornalismo com a inovação em alguns pontos da publicação jornalística.
Intitulado como “Entenda: por que a carne está tão cara?”, o vídeo do G1 é publicado no IGTV, uma ferramenta para vídeos mais longos no Instagram, que pode ser publicado tanto na horizontal quanto na vertical.
A produção jornalística é composta por imagens e offs tradicionais, que poderiam ser utilizados em outros produtos do Grupo Globo, como o próprio Jornal Nacional, por exemplo. No entanto, há uma quebra desse modo Globo de fazer jornalismo na TV quando a ideia do vídeo é elencar os motivos, fazendo a famosa estratégia de “lista”, que faz sucesso na internet, aproximando ainda mais a matéria “social” com o público daquela rede.
Para assistir ao vídeo clique AQUI.
Ao longo do vídeo, além das imagens que fazem sentido com o tema proposto, há também a presença da locução de dois jornalistas, uma mulher e um homem, o que já é uma diferença em relação ao que é feito pelos veículos tradicionais. Mesmo com a locução, o vídeo também conta com textos e animações que ajudam a deixá-lo mais dinâmico.
Ainda assim, no fim das contas, apesar de ser uma produção exclusiva para o IGTV do G1, há uma forte presença da tradição jornalística da Globo, principalmente com a questão dos OFFs utilizados e a não criação de imagens e vetores, por exemplo. O vídeo remete muito ao jornalismo tradicional, em sua estética, apesar do conteúdo informativo ser elencado de outra forma.