Estudo de Caso: Jovem Pan
Este estudo de caso propõe-se a analisar o site do grupo Jovem Pan sob a ótica das características do jornalismo online apresentadas no terceiro capítulo do livro “Ciberjornalismo”, de Carla Schwingel, e na obra “Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença”, organizado por João Canavilhas. Sobretudo, são tomadas como ponto de partida das análises as discussões e explicações trazidas nas primeiras aulas da disciplina de Laboratório de Jornalismo Online, ministrada pelo Prof. Henrique Mazetti, no Período Híbrido de Transição da UFV.
Hipertextualidade
Primeira das características discutidas em aula, a hipertextualidade está fundamentada na possibilidade da múltipla articulação entre textos, “posicionados”, por assim dizer, nos distintos pontos da teia de conexões que forma a Internet.
No site analisado, verifica-se que o conteúdo jornalístico é articulado, na grande maioria dos casos, por meio de links internos de dois tipos: aqueles relacionados a “tags”, e as sugestões de matérias disponibilizadas ao final das publicações. No primeiro caso, palavras-chaves são destacadas em vermelho ao longo do texto e listadas também no rodapé das matérias, com links que conduzem a páginas onde são apresentadas as notícias mais recentes relacionadas àquele assunto. No segundo, um box intitulado “Leia Também” indica três publicações relacionadas à atual, com uma pequena imagem de “capa” e a manchete destacada em vermelho, contendo um link para a página da notícia. Ainda no segundo caso, há também as matérias sugeridas na base da página, com imagens maiores e entremeadas por anúncios. Estas são carregadas automaticamente cada vez que o usuário “rola” a página para baixo e também são constituídas de links.
Enquanto as “tags” oferecem ao usuário a possibilidade de manifestar seu interesse por outros conteúdos de um mesmo assunto, as notícias relacionadas podem mais frequentemente funcionar como instrumento de articulação narrativa, com a conformação de camadas de informação. Um exemplo pode ser verificado nesta matéria, que trata de considerações da Organização Mundial da Saúde (OMS) a respeito dos possíveis efeitos que trará a variante Ômicron do coronavírus. No último parágrafo, informações a respeito do contágio por esta variante a nível internacional dão lugar a dados concernentes à sua presença confirmada no Brasil. É este o exato assunto da primeira das matérias sugeridas em seguida, ou seja, a identificação de dois casos da variante em Goiás. Assim, tal matéria funciona como verdadeira extensão narrativa da atual, informando detalhes a respeito do último dado fornecido.
Quanto aos links externos, são utilizados com frequência mínima para conteúdo noticioso, o que é bastante lógico quando se considera que não é do interesse de um veículo jornalístico online fazer com que o leitor deixe o seu site. Há, porém, inúmeros links externos associados a anúncios, apresentados massivamente em todas as páginas. Salteados com as notícias sugeridas do próprio site, muitos dos anúncios apropriam-se de uma estética e de uma linguagem típicas de notícias, confundindo-se em meio ao conteúdo jornalístico. Nesses casos, as ofertas são apresentadas em um formato semelhante ao de manchetes, com apelos sensacionalistas que visam à obtenção de grande número de cliques. Até mesmo o conteúdo das páginas às quais levam alguns desses links copia a estrutura de uma página jornalística. Sabe-se, porém, que não se tratam de conteúdos produzidos pelo veículo de comunicação analisado, mas apenas disponibilizados em suas páginas de modo automatizado por anunciantes externos.
Multimidialidade
A trajetória do grupo Jovem Pan parece favorecer, de certa forma, a multimidialidade em sua produção de conteúdo jornalístico para a Internet. Começando suas atividades no âmbito do radiojornalismo, no qual adquiriu ampla experiência desde a fundação da Rádio Panamericana, em 1942, o grupo trouxe seu conteúdo para o ambiente online incorporando a linguagem audiovisual, com a apresentação em imagens do que antes era veiculado somente em áudio. Tal prática culminou na recente criação do canal de televisão TV Jovem Pan News, que incorpora a estética do rádio.
No site da Jovem Pan, uma página dedica-se à transmissão ao vivo do conteúdo do canal de TV, acompanhada de postagens compostas unicamente por vídeos do YouTube incorporados, que trazem a gravação de programas já exibidos e cortes com reportagens selecionadas. Nessas publicações, não há conteúdo noticioso em texto, mas apenas os vídeos acompanhados de uma manchete e de “tags” no rodapé.
É possível ouvir ao vivo as estações de rádio do grupo enquanto se navega no site, assim como podcasts, disponibilizados em uma página específica. Além disso, o grupo estreou recentemente a plataforma gratuita de streaming Panflix, com conteúdo audiovisual autoral. O conteúdo da Panflix parece ser o mesmo dos programas veiculados na TV, porém organizados para consumo via streaming.
Por sua vez, as notícias do site produzidas em texto de modo mais específico para a Internet costumam contar com poucas imagens. Normalmente, há apenas a imagem de “capa”, exibida no topo da matéria e utilizada como “thumbnail”, tendo como principal objetivo ilustrar a notícia ou coluna. Certamente, boa parte do conteúdo publicado nesse formato aproveita-se do que foi produzido também para a TV, com as devidas adaptações. Prova disso é a frequente disponibilização de vídeos com cortes da programação televisiva em que constam as mesmas informações apresentadas no texto da matéria. Nesses casos, o que se observa é a redundância indicada por Ramón Salaverría, no segundo capítulo da obra organizada por Canavilhas.
Para além disso, há também a incorporação de outros elementos à estrutura de algumas matérias, com destaque para enquetes e postagens de redes sociais como Instagram e Twitter. Nesses casos, o conteúdo é “embedado” e permite a interação do leitor, o que já diz respeito à próxima característica tratada.
Interatividade
Quanto à interatividade no site da Jovem Pan, os recursos trazidos por eventuais conteúdos “embedados”, como os supracitados, são talvez o que se tem de mais patente. Nas enquetes, o usuário participa das discussões apresentadas na programação da TV e da rádio manifestando sua opinião por meio de um voto. Trata-se de um formulário da plataforma Google Forms incorporado ao site, em que cada usuário pode votar em uma das opções pré-definidas. Por sua vez, a utilização de postagens de redes sociais abre espaço para as interações próprias de cada plataforma, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Tais recursos, assim como os botões para compartilhamento no Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e Flipboard disponibilizados por padrão em todas as postagens do site, favorecem um movimento duplo: de um lado, as discussões trazidas pelo site ganham uma maior amplitude e passam a ocupar os espaços próprios dessas plataformas, projetando o veículo de comunicação e permitindo-lhe conversar com seu público; de outro, os links veiculados trazem mais leitores para o site, com a geração de receita via anúncios.
O site analisado não apresenta seções de comentários, de modo que as demais formas de interatividade percebidas restringem-se ao que é próprio dos veículos de jornalismo online de modo geral, e até mesmo à própria dinâmica de se navegar na Internet. Tem-se aí as escolhas de qual caminho narrativo tomar e de qual conteúdo consumir, expressas pelo usuário em seus cliques; a possibilidade de se procurar um conteúdo específico por meio da caixa de busca; e a inscrição para receberem-se notificações e newsletters a respeito do conteúdo publicado.
Atualização Contínua
A análise das datas e horários de publicação das matérias no site da Jovem Pan torna visível a presença da atualização contínua como característica do jornalismo online. Há uma página, intitulada “Últimas”, em que são listadas as matérias mais recentes publicadas no site, além de um box de “Últimos Posts” na lateral de outras páginas.
Observa-se que são publicadas notícias ao longo de todo o dia, com uma frequência relevante. No dia, 13/12/2021, uma segunda-feira, por exemplo, foram publicadas cerca de sessenta matérias, tendo sido a primeira delas postada às 5h44 da manhã e a última às 23h59. O site parece ser abastecido conforme são produzidos conteúdos jornalísticos para a TV e a rádio, de modo que conta com novas postagens conforme se desenrola a programação desses canais. Há, inclusive, notícias publicadas durante a madrugada, tendo sido constatadas publicações recentes nos horários de 1h58 e 5h35. No caso de haver atualizações em matérias já publicadas, é apresentada a informação do dia e da hora em que foi feita a modificação.
Para além disso, há a atualização contínua possibilitada pelo “streaming” do canal de TV e das estações de rádio do grupo Jovem Pan no interior do site, com a transmissão de programas ao vivo e coberturas jornalísticas. Antes que as notícias cheguem a ser publicadas no formato de postagens, elas podem ser levadas ao público de maneira quase que instantânea por meio desses canais.
Memória
A memória enquanto característica do jornalismo online manifesta-se à medida em que, uma vez publicada, uma matéria jornalística pode permanecer no ar indefinidamente. Ao contrário do que acontece com a TV e o rádio, em que o conteúdo é transmitido, originalmente, em um fluxo contínuo, a Internet possibilita que o leitor revisite publicações antigas facilmente, as quais, aliás, podem recobrar a sua atualidade, em um processo de ressignificação.
No site analisado, a memória se manifesta de duas maneiras. A primeira delas, comum a todo site jornalístico, consiste no armazenamento constante das notícias publicadas. É possível acessar as matérias postadas no site da Jovem Pan a partir do dia 01/01/2014, com a reportagem de fatos marcantes ocorridos desde então, como o incêndio do Museu Nacional, em 2018, e o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 2019. Também a cobertura e o desenrolar de eventos importantes ficam, de alguma forma, documentados. As Eleições de 2020, por exemplo, ainda hoje contam com uma página específica no site, com notícias relacionadas.
Por sua vez, a segunda maneira da qual se manifesta a memória no objeto desta análise relaciona-se ao fato de ser a Jovem Pan um veículo de longa trajetória no jornalismo nacional. Por meio da Internet, o grupo pode disponibilizar trechos marcantes de seus arquivos jornalísticos, de grande relevância histórica. Tal proposta é contemplada particularmente pela coleção de podcasts “Diálogos Históricos”. Produzido em comemoração pelos 75 anos da Jovem Pan, o material resgata programas antigos de sucesso e documenta temas como o histórico da copa, músicos de sucesso, “a chegada do homem à lua, o golpe de 1964 e o assassinato de John Kennedy”. Aí, o fluxo contínuo do rádio dá lugar à multi-linearidade própria da Internet, como postulada por Marcos Palacios no quarto capítulo do livro de Canavilhas. Da fato, modifica-se drasticamente a forma como os ouvintes lidam com um mesmo conteúdo, assim como acontece com a atual publicação frequente de reprises e cortes de programas da TV e da rádio Jovem Pan, fenômeno que alcança sua manifestação mais patente na criação da plataforma gratuita de “streaming” do grupo, a Panflix.
Customização
Assim como nos exemplos discutidos em sala de aula, a customização no site do grupo Jovem Pan parece ser pouco significativa. Sob a perspectiva da customização em sentido mais estrito, ou seja, mudanças provocadas ativamente pelo usuário no modo a plataforma se apresenta para ele, o que se observa é apenas a possibilidade de se definir a cidade cujo conteúdo se deseja consumir. Por se tratar essencialmente de uma rede de emissoras de rádio, a Jovem Pan conta com estações situadas em cidades diversas, podendo o usuário definir, no topo da página, a estação que deseja ouvir. Uma observação atenta, porém, evidencia que tal procedimento não constitui de fato uma alteração na apresentação do conteúdo do site, mas o simples acesso a uma subpágina em que se pode visualizar o “player” da estação específica. O material noticioso, porém, é bastante semelhante entre as páginas das diversas estações, com a massiva reprodução das matérias de interesse nacional, muito provavelmente produzidas pela matriz, em São Paulo.
Por sua vez, a respeito da customização em sentido lato, ou personalização, concernente às alterações provocadas pelo usuário de forma passiva no conteúdo, pela ação dos algoritmos, nada foi observado. O que se tem de mais próximo a isso são, talvez, as notícias sugeridas automaticamente ao final de uma publicação, mas que não parecem variar consideravelmente entre uma página e outra, assim como os anúncios. O que pode haver é, no máximo, uma tentativa de se indicarem conteúdos relacionados à postagem principal, o que não poderia ser entendido especificamente como uma customização, já que seria um fenômeno pautado não na ação do usuário, mas sim no conteúdo de cada matéria.