Estudo de caso: Omelete
Omelete é um site de notícias sobre entretenimento focado no audiovisual. O site tem abas sobre filmes, séries, músicas, HQ’s e animes e traz informação sobre esse universo da cultura pop, datas de lançamento, críticas, entre outros conteúdos desse nicho.
A partir de uma análise do site com base nas características do jornalismo online, é possível notar a presença de recursos como links e vídeos que fazem parte da construção das matérias.
Hipertextualidade: Assim como grande parte dos sites de notícias, o Omelete utiliza muito hipertexto. Por ser focado em entretenimento, utiliza muito conteúdo produzido por outras pessoas para compor as matérias, como trailers de filmes ou vídeos de entrevistas com personalidades.
Quanto aos links encontrados nos posts veiculados no portal estudado, pode-se fazer algumas observações. Na maior parte das publicações, são visualizados links agrupados em blocos de notícias que se relacionam ao tema da postagem em que se encontram. Além disso, algumas palavras nos textos divulgados que direcionam os leitores a reportagens e notícias de temas afins, podendo ser internas ou externas. Em algumas postagens menores, os únicos links encontrados são os que dão acesso às redes sociais da plataforma ou do podcast produzido pelo portal.
Nas postagens recentes, todos os links encontrados direcionam seu conteúdo para outra aba do navegador, permitindo que os leitores ainda estejam em contato com a primeira postagem que lhes atraiu. Contudo, em publicações mais antigas, os links acessados substituem a página de origem pelo seu conteúdo. Essa situação é percebida até os posts que datam de 2017.
Outra situação que merece destaque é em relação ao conteúdo do site. Uma vez que o portal se dispõe a tratar de informações audiovisuais que não são produzidas por sua equipe, é muito comum nas postagens o uso de links externos que levam o leitor diretamente ao material original. Assim, links de acesso a trailers de filmes e vídeos do YouTube são vistos com frequência.
Multimidialidade: Como as notícias são construídas? No Omelete, temos matérias sobre filmes, séries, música, quadrinhos, animes e jogos. Independente da editoria a que pertence, todas as matérias possuem pelo menos uma foto ou um vídeo acompanhando o texto. No entanto, o Omelete vai além. Além desses recursos (que são os mais comuns), em muitas publicações, também temos posts do Twitter e do Instagram de internautas ou de pessoas envolvidas na matéria e, quando estamos na editoria de música, temos até mesmo playlists. Vale a pena ressaltar que os vídeos, os posts e a playlist são hiperlinkados.
Temos bons exemplos de modelos de utilização de recursos no site:
Justaposição: uma crítica do filme “O Tempo” que traz um vídeo e um texto falando basicamente a mesma coisa. Aqui, o vídeo e o texto não se complementam, mas sim, dão uma opção pra pessoa que está interessada no conteúdo escolher qual vai aproveitar;
Coordenação: para falar sobre fotos do set de Thor 4 temos texto e fotos trabalhando juntos para a construção da narrativa. As fotos são de uma conta no twitter que atualiza todas as novidades sobre o filme e não tem nada a ver com o Omelete;
Subordinação: uma matéria sobre a atriz e cantora Olivia Rodrigo que tem uma playlist com as músicas do seu novo álbum, afinal, como João Canavilhas diz: “não basta descrever em palavras, você tem que mostrar”. Nesse caso, ouvir.
Por último, mas não menos importante, temos um outro formato no site: web stories. Por meio deles, temos notícias curtas unindo fotos e textos.Todas essas combinações de linguagens também são trazidas para as outras redes sociais. O Omelete também produz conteúdo no TikTok, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Twitch e no Spotify. Se entrarmos na aba “Originals” no menu do site, ela nos mostra vários projetos criados para essas plataformas para ouvir, para assistir e para ler, o que reafirma seu trabalho assíduo em explorar os nossos sentidos de diversas formas.
Interatividade: Quanto a interatividade da plataforma é de se questionar se ela existe de fato, no site em si não há a presença da seção de comentários, o quê já tira a possibilidade do leitor expressar suas opiniões sobre os artigos que estão sendo publicados. Caminhando por outras mídias que compõem o conglomerado Omelete, vemos que das redes oficiais, o Youtube talvez seja o que mais tenha espaço para interação e mesmo assim é uma interação entre o público e não necessariamente entre as pessoas que compõem a plataforma e o público. O Omelete possui também um canal do Telegram, mas mesmo assim o chat dentro dele não é liberado, ele serve mais para divulgação dos conteúdos das outras plataformas que para interação, apesar dos comentários das mensagens serem liberados. O mesmo pode ser dito do Twitter, mais usado como um canal de divulgação que de interação. No Instagram oficial eles usam de enquetes como uma forma de interação, mas é de se questionar se isso pode ser considerado interação por ser opções pré-selecionadas com temas escolhidos por eles, não tendo tanto embasamento na opinião do público, soando mais como uma forma de gerar engajamento que de criar esse diálogo com os seguidores. De certa forma a interação no cerne do seu significado, talvez só possa ser vista de fato nas redes pessoais das pessoas que trabalham no site, mas dessa forma, isso pode ser considerada uma interação entre o público e a plataforma? É de se questionar.
Memória: há muito a recuperação de matérias antigas por meio de links e um “saiba mais” temático, chamado “tudo sobre…” com todas as matérias sobre um determinado tema
O site recupera notícias antigas para construir memória por meio de hiperlinks, principalmente quando trata de séries e de franquias de filmes, como Universo Marvel, Harry Potter, Game of Thrones, entre outros. Na matéria sobre a estreia da quinta temporada da série La Casa de Papel, por exemplo, o texto tem um link para a crítica de uma temporada anterior. Além disso, é utilizado um recurso semelhante a um “Saiba mais”, com o título de “Tudo sobre…”, Esse quadro também é um link, que redireciona o leitor a um compilado de matérias anteriores sobre aquele tema.
Personalização: aba originals que você pode “selecionar” o tipo de conteúdo que deseja consumir
Atualização das matérias: comentários ao vivo sobre grandes eventos do cinema e música (oscar, grammy)
A atualização contínua não é uma característica marcante do portal de notícias e conteúdos de entretenimento online Omelete. Ela está presente, entretanto não figura entre suas principais particularidades. No site, o tópico aparece como uma forma de atualizar suas matérias para possíveis otimizações de entendimento e correção de informações dadas anteriormente. As principais produções do site são matérias consideradas frias, isto é, sem a necessidade da publicação imediata e simultânea ao acontecimento relatado. Portanto, com a possibilidade de apuração, verificação e contextualização num tempo maior, as matérias tendem a ser publicadas em seu formato final – sem a necessidade de atualizações.
Entretanto, é possível observar essa importante característica estabelecida por Canavilhas (2014) aliada à ubiquidade em algumas redes sociais utilizadas para promoção do Portal. É o caso das coberturas ao vivo do Omelete em grandes eventos relacionados à sua área de atuação, como o Oscars e o Grammy, no Twitter. Os principais acontecimentos vistos nas premiações são comentados em tempo real na rede por meio de tweets-solo ou threads – conjunto de tweets conectados em fio pelo mesmo tema, numa sequência cronológica. Configura-se, então, uma cobertura “minuto-a-minuto” com a atualização dos acontecimentos em tempo real. Ademais, a presença de comentários e interações do Portal durante os eventos caracteriza ubiquidade, ou seja, a aparição constante de forma a se colocar no debate e inserir sua marca nas discussões do momento.