Fé no combate à fome
A missão das entidades não governamentais no combate à fome em Viçosa
A Constituição Federal assegura, no artigo 194, que a assistência social é um direito garantido a todo cidadão e dever do poder público. Conforme previsto na lei n° 12.435/2011, a gestão pública do município é incumbida do dever de prover recursos e estrutura para viabilizar a prestação de serviços socioassistenciais.
No entanto, o protagonismo no trabalho de assistência social em Viçosa é, historicamente, assumido pelas Entidades Religiosas e Organizações Não Governamentais (ONGs). A fé e os valores cristãos somados ao desespero de quem tem fome conduzem igrejas e instituições sem fins lucrativos do município à prestação de serviços de assistência social.
Qual o cenário da fome em Minas Gerais?
Segundo um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil voltou a fazer parte do Mapa da Fome em 2018, com 4,1% da população em situação de insegurança alimentar moderada e grave.
No contexto estadual, uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) revelou que mais da metade da população mineira possui algum tipo de insegurança alimentar, número equivalente a cerca de 11,1 milhões de pessoas. Esses dados revelam a urgência de iniciativas de combate à fome e a importância da Assistência Social nas cidades mineiras.
Como trabalham as entidades que combatem à fome em Viçosa?
A Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV) é uma entidade filantrópica que atua com foco no bairro Nova Viçosa e oferece, por meio dos projetos Escolinha e Caminhar, um ambiente com alimentação de qualidade para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar.
A organização conta com o apoio da Comunidade Católica Pequena Via, empresas privadas e doações de famílias associadas para a realização de suas atividades e da prestação de auxílio às famílias que precisam de doações.
Outra instituição que possui destaque na cidade de Viçosa é a Rebusca Ação Social Evangélica que é ligada à Igreja Presbiteriana. A Rebusca realiza um serviço de contraturno para crianças, promove atividades artísticas e multidisciplinares, além de oferecer refeições básicas como café da manhã, almoço e jantar para as crianças. Os recursos são fornecidos por pessoas físicas e jurídicas que, voluntariamente, contribuem para viabilizar o projeto.
Essas instituições recebem um pequeno incentivo da prefeitura municipal, o qual é distribuído de forma inconstante e não proporcional à necessidade do município.
Um problema longe de acabar…
A assistência social por parte do poder público em Viçosa acontece, principalmente, na distribuição de cestas básicas. Contudo, esta presença é vista apenas de forma pontual e descontínua, seguindo o que a prefeitura classifica como “demanda espontânea”.
Durante a realização desta reportagem, duas assistentes sociais que atuam no município de Viçosa foram entrevistadas e demonstraram imenso desconhecimento sobre as ações da Prefeitura para o combate à fome, o que torna este problema um mal muito maior.
Nesse cenário, a luta para amenizar o sofrimento das famílias que sofrem com a falta de comida continua sendo protagonizado pelas ONGs e igrejas. Essa atuação dessas instituições é muito válida e importante, mas no final das contas, serve apenas como um “tapa buracos” de um problema muito maior.