Jornalismo de dados: Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia durante a pandemia no Rio de Janeiro em 2020

Jornalismo de dados: Mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia durante a pandemia no Rio de Janeiro em 2020

O exemplo de analise escolhido se refere a uma reportagem publicada no dia 22 de abril de 2021 pela Gênero e Número que tem como  tema central  o aumento da violência contra as mulheres por dia no ano de 2020, durante a pandemia, no estado do Rio de Janeiro. 

As apurações foram realizadas por meio de dados e informações levantadas pelo Núcleo de Estudos do ISPMulher, do Instituto de Segurança Pública (ISP), e, também, de dados apresentados pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, referente ao aumento no número de denúncias de crimes contra as mulheres durante o ano mencionado e os dados relacionados ao nível de isolamento social, fornecido pelo Google.

Dessa forma, a reportagem forneceu uma análise contendo uma boa base de dados que contribuiu para abordar o tema em questão e comprovar o aumento dos casos de violência contra as mulheres, as causas que levaram a esse crescimento e os tipos de crimes cometidos no cenário apresentado e os possíveis motivos para a subnotificação de casos. 

Print da reportagem

Para que ficasse explicativo, a metodologia da matéria foi realizada a partir de mapeamentos dos dados e das informações das diferentes fontes que foram apresentadas. Com isso foram feitas associações dessas pesquisas, utilizando-se, além da apresentação de dados ao longo do texto, a apresentação de gráficos e estatísticas que deram mais destaque visual à matéria. 

Além disso, a reportagem contou com duas entrevistadas. A primeira foi Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, e a segunda foi Joyce Trindade, secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher na prefeitura do Rio de Janeiro.

Acesse a reportagem completa aqui

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Grupo composto por: Giovana Leite, Laura Tranin e Maria Eduarda Melo.

Giovana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *