Jornalismo de Dados : “Militarismo é nova onda no TikTok”

O Núcleo Jornalismo é um projeto da agência Volt Data Lab, com foco na produção de investigações por base de dados. A matéria utilizada para compor essa análise, “Militarismo é nova onda no TikTok”, demonstra como conteúdos beligerantes dentro da rede social TikTok atingem o dobro de visualizações em comparação com outros segmentos, como política.
Por meio de metadados de 61,4 mil vídeos extraídos do TikTok, a matéria mostra como esse conteúdo tem não apenas crescido exponencialmente em produção, mas em visualizações também.
A metodologia consistiu em um garimpo no TikTok por meio de 41 hashtags (eles disponibilizam cada uma delas) com o uso da ferramenta de código aberto TikTok Scraper. Em seguida, organizam todo o conteúdo em 5 grandes grupos: Esporte, Memes, Política, Polícia e Militar. Eles compartilham o código da análise assim como os dados que obtiveram, além de mostrar como conseguiram levantar os números gerais, oferecidos pelo próprio Tik Tok.
Para ilustrar a enorme quantidade de dados, utilizam diferentes tipos de gráficos para ilustrar a escalada de conteúdo belicoso dentro da rede social. Outro ponto interessante foi o repórter ter treinado o próprio TikTok para receber esse tipo de conteúdo, compartilhando um vídeo em que ele desce pela sua timeline, bombardeado por armas e violência.
Apesar de ”Política” ser um conteúdo mais abundante, o maior número de visualizações por vídeos vem dos conteúdos militaristas e policialescos. Além disso, o crescimento da plataforma no Brasil e a presença desses conteúdos na rede coincide com o aumento de militares nos noticiários e no próprio executivo federal. Um dos motivos possíveis para essa escalada é que o próprio algoritmo do TikTok privilegia os conteúdos militaristas e policialescos por renderem mais engajamento, criando um ciclo vicioso.
Além dos números extraídos das hashtags do TikTok, a reportagem consultou números oferecidos pela própria plataforma, além de citar dados e matérias de outros portais como Wall Street Journal, pesquisa do Statista, matéria e entrevista do DW com Michele Prado, TecMundo, Metrópoles, G1, Núcleo Jornalismo e JusBrasil.
Para ter acesso à matéria original, clique aqui.