Lançamento do livro “O que importa?”
As lives de lançamentos de produtos estão cada vez mais presentes nas mídias sociais, tanto no Youtube (onde são mais frequentes), quanto no Instagram e no Facebook. Essas programações contam com um formato visual mais simples e intuitivo, onde o telespectador pode interagir com o falante, em tempo real.
O exemplo escolhido foi o de um lançamento de um livro chamado “O que importa?”, da rede de escola de ginástica para o cérebro SUPERA, que é voltada ao desenvolvimento cognitivo, socioemocionais e éticas aos alunos. A Supera promove cursos e acompanhamentos para pessoas de todas as idades que querem uma melhor qualidade de vida no ambiente profissional, escolar ou familiar. O livro lançado é um amontoado de relatos de experiências bem sucedidas dos alunos que passaram pelos métodos da empresa.
Os integrantes da live de lançamento se reuniram em chamada no Google Meet, com transmissão pela plataforma Youtube, e contou com quase 3 mil visualizações simultâneas. Com falas simples e fáceis de entender, os palestrantes da live acompanharam o bate-papo em tempo real, interagindo com os telespectadores.
Percebe-se que houve uma pré-produção do layout da live, mas todos os palestrantes estavam participando à distância, com a câmera de um computador ou de um celular, em modo horizontal, padrão do Youtube. Houve uma contagem de tempo para o início da transmissão, mas não houve tempo limite de término, uma das facilidades de não depender de uma grade televisiva ou tempo cronometrado, fazendo com que os palestrantes pudessem se expressar de forma mais vagarosa, clara e com mais liberdade.
Como o lançamento foi pelo Youtube, o vídeo fica disponível para quem quiser vê-lo posteriormente, seja em TV, computador, celular, e é fácil indexá-lo em muitas outros sites, já que essa plataforma é a maior e mais famosa ferramenta de vídeos da internet.
O vídeo pode ser encontrado no canal da Supera Ginástica para o Cérebro.