Leão imparável: em Monza, casa da Ferrari, RBR faz dobradinha no pódio com vitória de Verstappen e Pérez em segundo

Leão imparável: em Monza, casa da Ferrari, RBR faz dobradinha no pódio com vitória de Verstappen e Pérez em segundo

Ildeu Iussef

Max Verstappen estabeleceu um novo recorde na Fórmula 1 ao superar a marca estabelecida por Sebastian Vettel e vencer a 10ª corrida consecutiva graças a outra corrida impecável, desta vez no Grande Prêmio da Itália.

Após estabelecer um novo recorde na F1, Max Verstappen disse: “Nunca teria acreditado que isso fosse possível, mas tivemos que trabalhar para isso hoje e isso tornou tudo definitivamente muito mais divertido”.

O pódio, no Autódromo Nacional de Monza, foi completado por Sergio Pérez, em uma dobradinha da Red Bull, e Carlos Sainz – depois de se defender bravamente do companheiro de equipe Charles Leclerc.

Corrida

Antes mesmo da formação do grid, após a volta de formação, Tsunoda teve um problema no motor e precisou encostar o carro na grama, na entrada da Parabólica, se retirando antes mesmo da corrida começar. Por conta disso, o procedimento de largada foi atrasado em 20 minutos.

Na largada, Carlos Sainz conseguiu manter a liderança segurando as investidas de Max Verstappen enquanto Charles Leclerc precisou ter muito cuidado para não colidir com George Russell e evitar, ao mesmo tempo, que o britânico o ultrapassasse.

A batalha entre o espanhol e o bicampeão mundial foi ‘oficialmente’ travada, na sexta volta, com os dois quase se tocando na primeira curva; com Verstappen precisando recuar o carro para não colidir com a Ferrari 55. Assim foi se seguindo por voltas, atrás de voltas, com o holandês tentando uma aproximação, mas encontrando dificuldade nas retas.

Na volta 15, foi a vez de Max Verstappen ultrapassar Sainz na primeira variante. Os dois colocaram o carro lado a lado e o bicampeão se sobressaiu – aproveitando a travada de pneu do espanhol que o deixou mais vulnerável.

Na reta final da prova,seguindo a tônica de toda acorrida, Carlos Sainz e Sergio Pérez ficaram lado a lado, o piloto da Red Bull forçou a ultrapassagem, ‘pegou’ um atalho e precisou devolver a posição para o espanhol. E, finalmente, na volta 46 o mexicano assumiu o segundo lugar da prova.

Com isso, uma briga caseira se instalou logo depois, com Leclerc e Sainz disputando de forma ferrenha a terceira posição. A disputa se estendeu até as duas últimas voltas, com o espanhol se defendendo com unhas e dentes do companheiro de Ferrari.

Classificação

Com o triunfo no GP da Itália deste domingo (3), o holandês Max Verstappen chegou a 364 pontos contra 219 do seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez. O terceiro colocado é Fernando Alonso, da Aston Martin, com 170 pontos, mas vê Lewis Hamilton se aproximando novamente com 164, enquanto Carlos Sainz completa o top 5 com 117, à frente de Charles Leclerc (111) e George Russell (109).

Já no Mundial de Construtores, são 583 pontos da RedBull Racing contra 273 da Mercedes. Já a Ferrari com 228 pontos ultrapassou a Aston Martin (217), assumindo a terceira posição na classificação.

Saiba mais:

Agenda

A fase europeia da temporada 2023 da F1 foi encerrada com o GP da Itália, vencido por Max Verstappen. Agora a categoria tem duas semanas de pausa até a próxima rodada do calendário, o GP de Singapura, terceira corrida noturna do ano.

A prova no Circuito de Marina Bay inicia o tour da F1 pela Ásia, Oriente Médio e Américas até o fim do campeonato. O evento será realizado entre 15 e 17 de setembro.

Acompanhe o calendário completo da temporada 2023.

Natalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *