Município investe no futuro de jovens

O Governo Federal, em parceria com várias cidades do país, oferece um programa denominado Jovem Aprendiz, que objetiva fazer com que os jovens desenvolvam habilidades que atendam as demandas do universo corporativo, em caráter de aprendizado. Em Viçosa, a maioria das empresas são pequenas, e até as instituições que têm as características necessárias não pretendem adotar o programa, visto que não há fiscalização por parte do Ministério do Trabalho.

Sem os benefícios do Jovem Aprendiz, a Prefeitura de Viçosa oferta um projeto com oportunidades semelhantes na cidade: é o Jovem do Futuro. Ele atende estudantes entre 14 e 24 anos que são acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e/ou Bolsa Família. Os principais acolhidos são adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, mas também são incluídos adolescentes da rede municipal de ensino.

Fonte: Reprodução.

De acordo com o coordenador do setor de Inclusão Produtiva da Prefeitura, Fabrício Vieira, a missão do programa é capacitar os jovens na parte comportamental e na reintegração social, até porque muitos não conhecem as várias opções que a cidade e a UFV podem oferecer. Assim, por meio de cursos, o Jovem do Futuro visa qualificar a mão de obra dos estudantes viçosenses que estão em vulnerabilidade social e econômica, focando nas áreas de administração, informática, gestão, economia e idiomas.

A maior importância social deste programa para a juventude é a ressocialização e a prevenção da evasão escolar, já que, segundo Fabrício, “somente por meio da educação, do aprendizado e do profissionalismo em si, vai se conseguir mudar o cenário do município”. Com essas medidas sociais, Viçosa pode se tornar uma cidade mais segura, menos violenta e com menor número de adolescentes em situação de risco, já que assim eles podem ter um emprego e a chance de crescer academicamente. Assim, a rua e a violência deixam de se a única opção. Ainda para Fabrício, ao cuidar de seus cidadãos jovens e desfavorecidos, a sociedade viçosense evolui.

Texto original de Iara Freitas, Juliana Pina, Julice Carvalho, Letícia Cozoli e Raíssa Rezende.

Lucas Ramos