Passos para um Futuro: A arte como ferramenta de conscientização ambiental

Passos para um Futuro: A arte como ferramenta de conscientização ambiental

A arte e a dança podem ser grandes ferramentas para a conscientização sobre as questões ambientais. Nesse contexto, o projeto Passos para um futuro dá mais um passo importante através da realização do Seminário Arte e Meio Ambiente. 

Reprodução/Facebook: Projeto Passos para um Futuro

O evento coordenado por Kátia Vitalino, abordará através da dança, música e atividades lúdicas temas importantes como: 

  • Mata Atlântica;
  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Consumo consciente;
  • Lixo. 

Como parte das comemorações da instituição pelo Dia das Crianças, o evento é realizado para cerca de 300 alunos do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade de Fontes. O seminário propõe, através das atividades, facilitar o processo de ensino aprendizagem sobre o tema meio ambiente conectando a arte à educação de maneira dinâmica. 

União entre a dança e ensino no seminário Passos para um Futuro

O evento apresenta palestras do professor de Ciências Lucas Abreu e com atividades práticas conduzidas pelos professores de dança do projeto Passos para um Futuro. Por meio de movimentos de dança, música, canto e improvisação, busca-se incentivar os estudantes a se aprofundarem nos temas discutidos.

Reprodução/Facebook: Projeto Passos para um Futuro

A equipe do projeto acredita que, com o planejamento deste seminário, as oportunidades de ensino-aprendizagem alcançarão uma dimensão única, principalmente pelo envolvimento da arte que potencializa a memorização dos conteúdos abordados, e aproxima as crianças da dança e do movimento. 

Durante o seminário, diversos alunos do Passos para um Futuro participarão de atividades práticas. Além dessas ações, eles e todos os outros participantes do projeto continuam com aulas de balé clássico e danças urbanas, enquanto se preparam para a Mostra Artística de encerramento do ano, programada para o início de dezembro em Viçosa.

“Estamos vivendo um processo profundo de crise climática e esse é o momento ideal para convidar as crianças a pensarem em alternativas para o futuro e entenderem as causas e as possíveis formas de mudar a relação das pessoas com a natureza”, afirmou Lucas.

Realização do projeto

O projeto Passos para um Futuro acontece por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Eletrobras. Em uma realização do Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura – Governo Federal União e Reconstrução. 

Matéria retirada do Jornal Folha da Mata, edição nº: 3196 – 10/10/2024 – PDF –

Adaptação feita por Clara Martins (105743) e Larissa Fontes (105754)

com365

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *