Praça reinaugurada ganha população
Segundo a população de Viçosa, Minas Gerais, as praças da cidade já estavam há tempos depredadas, sem acessibilidade e vandalizadas. O chefe do Departamento de Tombamento Histórico, José Mario Rangel, frisou que a comunidade já criticava o descaso:
“A comunidade vinha reclamando do abandono da praça matriz de Santa Rita há anos, visto que sua última reforma havia acontecido na década de 80”, explicou.
Essas queixas motivaram a Prefeitura de Viçosa a criar, em 2017, o projeto “Uma Praça Mais Viçosa”, que tem como objetivo qualificar e reestruturar os espaços de uso comunitário, modernizando as praças já existentes e construindo novas em bairros que não possuem esse espaço. Das praças já contempladas com a reforma, a mais esperada pela população era a Silviano Brandão, considerada umas das principais, e após sete meses, a obra foi inaugurada em junho.
De acordo com Gerusa Ribeiro, arquiteta e diretora do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Munícipio (IPLAM), a valorização do patrimônio arquitetônico que já existia foi de extrema importância e mostrou satisfação com o projeto.
“Hoje vemos o público frequentando, as crianças voltando para aquele espaço. Isso é uma vitória, é algo que a cidade como um todo ganhou. O piso do parquinho já chegou a ser refeito de tanto uso. É uma honra para o IPLAM poder participar e desenvolver esse projeto”, pontuou Gerusa.
Para Juliana Costa Freitas, moradora Viçosense, que atualmente vai sempre à praça com os filhos, a reforma foi muito bem vista.
“A praça está com outra cara, se tornou um ambiente mais familiar, além da democratização do espaço, onde todos podem frequentar e usufruir”, completou a moradora.
Essa matéria foi escrita por Vitória Fantuzzi, para o Jornal OutrOlhar, do Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa – Ano 16, Edição Nº57, Agosto/Setembro de 2019.