Punição: aposentadoria

Punição: aposentadoria

Análise da reportagem
Punição: aposentadoria Compre um juiz por R$ 750: CNJ já condenou 11 magistrados por venda de decisões

Tema e abordagem

A reportagem é sobre o lucrativo mercado de venda de sentenças envolvendo juízes e desembargadores – alguns até corregedores – em dezenas de processos investigados pelo Conselho Nacional de Justiça.


Quais bases de dados foram utilizadas?

Uma lista com 140 processos administrativos disciplinares instaurados pelo conselho desde a sua criação, em 2005. Como explicado na reportagem o crime “venda de sentenças” não existe tipificado dessa forma no Código Penal nem na Lei Orgânica da Magistratura, foi solicitado pela repórter ao CNJ, por meio da Lei de Acesso à Informação, todos os casos de juízes e desembargadores investigados por corrupção, prevaricação ou outros crimes em que a expressão “venda de liminares” ou “venda de sentenças” pudesse se encaixar. 

Quais perguntas foram respondidas com a apuração nas bases de

dados?

Quais Juízes, Desembargadores e Corregedores que, em seus processos de corrupção, se encaixavam em “venda de liminares” ou “venda de sentenças”?

A matéria explica sua metodologia?

Sim, explica em detalhes como foi feita a apuração e dispõe ao leitor uma lista com a apuração feita pela repórter da matéria. 

Como os dados foram apresentados na matéria?

Com alguns casos citados que foram condenados, com detalhes das suas punições, dados de informações adicionais, além de infográficos e um mapa regional de casos com as informações coletadas.

Outras fontes foram consultadas? Quais?

O cientista político Moisés Lazzaretti Vieira

Renoir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *