Stories das Plataformas Jornalísticas ZERO HORA, O POVO e ESTADÃO
Portal Jornalístico ZERO HORA
O jornal Zero Hora não possui produções em formato de web stories em seu site, mas o faz em sua conta do Instagram (@gzhdigital). Basicamente, ocorre a divulgação das principais notícias regionais (Rio Grande do Sul), nacionais (Brasil) e internacionais construídas pelo veículo. O conteúdo, em formato de chamada, contém o título da matéria, uma foto/ilustração com a devida proporção para ocupar a tela inteira de um celular em modo vertical (16×9), bem como o link que redireciona o leitor para o site do jornal. Trata-se de um exemplo pouco diversificado e potente nos quesitos de formato e exposição de informações, mas tal referência mostra o básico para a produção de web stories: textos sucintos – que podem ser complementados na sequência, e um layout limpo e objetivo.
Portal Jornalístico O POVO
A proposta que o Jornal O Povo traz para os seus stories da plataforma Instagram segue com veemência modelos e estruturas jornalísticos do impresso e das produções audiovisuais telejornalísticas. Pouco se é utilizado de ferramentas interativas e descontraídas propiciadas pela rede social para customizar o conteúdo noticioso, tendendo, dessa forma e em grande maioria, para o esquema de foto ou vídeo de fundo, com uma chamada para a matéria oficial no site sobreposta e o link da mesma conectado na função “ver mais”. Nos stories que o repórter usa de sua imagem para divulgar a matéria, a estrutura do texto permanece no modelo televisivo, não flertando com expressões ou escritas do espaço online e nem de modelos mais descontraídos do jornalismo, como os roteiros radiojornalísticos.
Portal Jornalístico ESTADÃO
Analisando os stories no perfil do Instagram do jornal ‘’O Estado de São Paulo’’ é possível ver a diversidade de recursos usados pelo veículo para construir suas narrativas jornalísticas.
Representando uma modificação na linguagem tradicional do jornalismo, o perfil faz uso de memes para redirecionar e/ou explicar sobre algum assunto ou matéria divulgada no site, que representam de formas engraçadas ou irônicas alguns acontecimentos.
O jornal não abandona também outros recursos ‘’clássicos’’ utilizado nos stories de outros grandes veículos de imprensa (como a Folha de São Paulo e O Globo) que são: a figura do repórter em um pequeno vídeo, introduzindo sobre um assunto e disponibilizando o link para acesso da matéria no site e uma foto ilustrativa com o teaser de uma notícia que está linkada ao site do Estadão.
Por fim, é perceptível também o uso de gifs para ilustrar suas publicações. Outro recurso utilizado pelo perfil do Estadão é a utilização da categoria enquete, o qual convida os leitores a darem sua opinião sobre o que está sendo compartilhado.
Trabalho realizado pelo grupo: Melina Matos, Marcelo Zinato e Thiago Fernandes.