Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Memórias sob o mesmo céu: relatos de estudantes estrangeiros em viçosa

Título: Memórias sob o mesmo céu: relatos de estudantes estrangeiros em viçosa

Autora: Beatriz Valente Silva

Período: 2022-2

Orientadora: Kátia de Lourdes Fraga

Resumo: O livro-reportagem “Memórias Sob o Mesmo Céu: relatos de estudantes estrangeiros em Viçosa” é um projeto experimental produzido como trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O produto é composto pelas narrativas de oito estudantes estrangeiros de sete países ao redor do mundo. Compreendendo que cada um deles traz sua bagagem cultural, o livro-reportagem é dividido em capítulos, nos quais são narradas suas experiências no Brasil, bem como o processo de adaptação e as maiores dificuldades enfrentadas. Foram utilizados conceitos de Edvaldo Pereira Lima (2004; 2009), Felipe Pena (2006) e Pedro Celso Campos (2009) para jornalismo literário; Mônica Martinez (2009; 2017; 2019), Liliana Bastos (2004), Gabriele Rosenthal (2014) e Cláudio Lessa (2015) para narrativas de vida; Caterina Koltai (1998) para estrangeiros e Néstor García Canclini (1989) para hibridismo cultural.

Palavras-chave: Livro-reportagem; narrativas de vida; estrangeiros; hibridismo cultural.

Previous Post