Pela primeira vez em toda a história das olimpíadas a abertura dos jogos não foi realizada dentro de um estádio
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aconteceu, na tarde da última sexta-feira (26), e foi um tanto quanto diferente de todas as outras ao longo dos 128 anos de história das olimpíadas na era moderna.
Fazendo o trajeto pelo Rio Sena, o evento contou com a elegante participação dos principais pontos turísticos e atrativos da segunda cidade que mais recebe turistas do mundo.
O trajeto da abertura contou com passagens por:
- Ponte de Austerlitz
- Catedral de Notre-Dame
- Ponte das Artes
- Museu do Louvre
- Museu D’Orsay
- Praça da Concórdia
- Grand Palais
- Esplanada dos Invalidados
- Champs Élysées
- Torre Eiffel
- Ponte D’léna (fim do desfile)
- Trocadéro
Foram aproximadamente 10.500 atletas que fizeram um trajeto de cerca de 6km pelo Rio Sena. Durante o trajeto houveram diversas atrações como desfiles, danças, músicas e atuações que relacionavam diversos temas envolvendo história e, principalmente, diversidade, tornando a abertura, além de uma atração esportiva, um show cultural que foi transmitido por todo o mundo.
Em relação a atração musical, apenas a popstar francesa, Aya Nakamura, estava confirmada para realizar seu show, porém ainda aconteceu a participação da atriz e cantora Céline Dion, que encantou a todos com sua performance ao final da abertura. Além das duas, pelas televisões pôde ser visto uma atuação da Lady Gaga, que na verdade realizou um show gravado, que passou pelos telões para o público que estava presente no local.
O clima chuvoso não foi suficiente para espantar a multidões de fãs que estavam presentes na abertura, que foi considerada a melhor da história por jornais de todo o planeta, como o jornal Marca (Espanha) e o Le Parisien (França).