League of Legends: Novo campeonato inter-regional para ligas de desenvolvimento

Na última sexta-feira (12) a Riot Games anunciou a criação do campeonato inter-regional para ligas de desenvolvimento em 2024, reunindo as três ligas das Américas (CBLOL, LLA e LCS): Brasil, América Latina e América do Norte, respectivamente.

De acordo com a organização, esse torneio focado em Tier 2 tem o objetivo de evoluir e ampliar, de forma estruturada e comprometida, a experiência competitiva de jogadores que estão em formação. A integração das regiões visa a acelerar o crescimento de novos talentos do cenário competitivo.

O League of Legends no Brasil conta com apenas uma vaga nas fases de entrada nos campeonatos internacionais, que acontecem duas vezes ao ano, e o vencedor do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) é quem representa nosso país.

Por isso, substituindo o Circuito Desafiante, a “série B” do League, foi criado em 2021, o CBLoL Academy, o famoso “time de base” do lolzinho, sendo um campeonato no qual todos os times que disputam o CBLoL possuem uma line-up na qual desenvolvem jogadores que futuramente podem subir para o “brasileirão” do LOL.

O investimento nos jovens jogadores, especialmente no LOL, é a esperança de um futuro próspero para os esportes eletrônicos e essa parceria a nível continental realizada pela Riot possibilitará o surgimento de novos nomes, o aumento do nível de competitividade dos jogadores e a colheita grandes resultados vindos da imersão entre as regiões.

As informações sobre essa competição serão divulgadas nos próximos meses, mas essa nova fase é de extrema importância para o Brasil no cenário, principalmente, para desenvolvimento e descoberta de novos talentos, além de fortalecer, capacitar, aumentar a relevância e a representação verde-amarela nos campeonatos internacionais.