Está chegando a grande final da maior competição de clubes do mundo, a UEFA Champions League.
Marcada para 10 de julho de 2023, às 16 horas (horário de Brasília), e transmitido pelo canal TNT Sports e pela plataforma de streaming HBO Max, a grande final terá como palco o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. Os times finalistas são o Manchester City, da Inglaterra e a Inter de Milão, da Itália.
Essa foi uma temporada de surpresas, onde o primeiro time a se classificar, a Inter de Milão, não era considerado um dos grandes candidatos a chegar à final. Em sua trajetória, o time italiano teve o grupo considerado por muitos o mais difícil na primeira fase porque nele estavam: Bayern de Munich, Barcelona, Plzen e a própria Inter de Milão. Conseguiram se classificar em segundo lugar de forma tranquila, tendo 3 vitórias, 2 derrotas e um empate.
Nas oitavas de finais, enfrentaram o time do Porto por sorteio. Na primeira partida fizeram um jogo muito disputado, onde o Porto teve Otávio expulso e, em uma jogada de Lukaku, o centroavante da equipe de Milão conseguiu estufar as redes. Poucos minutos após o gol, o jogo foi encerrado no estádio SanCiro na Itália. O segundo jogo foi de muita disputa e acabou sem gols, mas também houve a expulsão de um jogador do Porto, Pepê, já no final da partida.
Na fase de quartas de finais, a Inter foi sorteada para jogar contra mais um time de Portugal, dessa vez o Benfica. O primeiro duelo entre as equipes foi de muito equilíbrio no início, mas os italianos conseguiram abrir o placar no segundo tempo e ao final do jogo aumentaram a vantagem que levariam à Milão. A segunda partida foi de muitos gols, começando com os donos da casa abrindo o placar, mas poucos minutos o time português conseguiu empatar. Após o intervalo, a Inter abriu dois gols de vantagem e dificultou bastante a situação do Benfica, que buscou e conseguiu empatar nos acréscimos, mas, mesmo assim, a equipe de Milão saiu vitoriosa.
Os dois jogos da semifinal ficaram marcados na história da Internazionale, pois foram disputados contra seu maior rival, o Milan. Duas partidas que deveriam ser marcados por um grande equilíbrio entre os times era o esperado por todos, mas o que realmente ocorreu foi um “passeio” da Inter sobre seu rival. No primeiro confronto, conseguiram abrir o placar aos oito minutos do primeiro tempo e logo após aumentaram sua vantagem, continuaram com o mesmo placar até o apito final. Já no segundo confronto, os primeiros quarenta e cinco minutos foram de muita disputa e muitas defesas de ambos goleiros. Na volta do intervalo, o Milan começou com muita pressão, mas, após algumas mudanças, a Inter de Milão conseguiu abrir o placar e confirmar a sua ida, após 13 anos, à final da Champions League.
O Manchester City se classificou para a final no dia seguinte e, desde o princípio, foi considerado um dos favoritos do Campeonato. Em sua trajetória, o City esteve em um grupo mais “fácil” composto por ele, Borussia Dortmund, Sevilla e Copenhague. Obteve ótimos resultados e se classificou em 1º lugar com 4 vitórias e 2 empates.
Nas oitavas de finais, os ingleses enfrentaram o time RB Leipzig. O primeiro jogo na Alemanha foi muito disputado, com o City abrindo o placar no primeiro tempo da partida e atacando para aumentar o placar. Na segunda etapa o jogo continuou lá e cá e, com uma falha do Éderson, goleiro do City, o RB Leipzig conseguiu empatar o jogo. Na segunda partida, o time inglês conseguiu emplacar seu jogo e abriu uma enorme vantagem, ganhando o jogo por sete a zero com 5 gols de um único jogador, Erling Haaland.
Já nas quartas de finais, o Manchester teve um embate duríssimo com o poderoso Bayern de Munique. O primeiro jogo aconteceu na Inglaterra e, como esperado, foi bastante disputado. No primeiro tempo, as equipes estavam muito parecidas em campo e somente após um chute de fora da área de Rodri, do City, abriram o placar. No segundo tempo, o Bayern ameaçou diversas vezes o gol de Éderson, mas não conseguiu balançar as redes. O City, por sua vez, foi mais eficiente e conseguiu aumentar sua vantagem para o próximo jogo, deixando o placar acumulado em três a zero. O segundo jogo, que aconteceu na Alemanha, foi mais equilibrado que o primeiro e terminou empatado, com o City abrindo o placar e o Bayern conseguindo empatar somente no segundo tempo, porém sem chances de classificação.
A semifinal, foi a mesma da temporada passada, contra o maior vencedor da competição, o Real Madrid. O primeiro jogo ocorreu na Espanha e foi muito difícil para ambos os lados. O time de Madrid abriu o placar com um bonito chute de Vini Jr. de fora da área. E, somente no segundo tempo, o City conseguiu empatar a partida, com outro belo gol de fora da área de Kevin de Bruyne. O segundo jogo foi completamente dominado pelo time de Pep Guardiola, dando uma aula de como se jogar futebol, com dois gols de Bernardo Silva, um de Akanji e um de Álvarez, classificando o Manchester City para a final da Champions pela segunda vez em sua história.
Sem sombra de dúvidas, esse será um grande confronto, já que pode consagrar uma das duas incríveis trajetórias dos times. Caso a Inter de Milão ganhe, o time italiano será parte de um grupo seleto de tetracampeões e, caso o Manchester City ganhe, a equipe de Manchester fará parte de um grupo seleto de campeões que conseguiram conquistar três campeonatos importantes: a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Champions.
Acredito que ninguém vai querer perder esse jogão, né? Então juntem os amigos para acompanhar e torcer nesse tão aguardado dia!