Foto: Divulgação/Flamengo
Depois de dois confrontos muito bem disputados, os finalistas da competição mais valiosa do futebol nacional estão definidos
A final da Copa do Brasil de 2024 já está definida. Atlético-MG e Flamengo decidem quem leva o título da competição mais valiosa do futebol nacional para a casa. As finais serão disputadas nos dias 3 e 10 de novembro. A ordem dos mandos de campo ainda não foi definida. Será realizado um sorteio pela CBF na próxima quinta-feira.
Atlético-MG x Vasco da Gama
O duelo entre alvinegros e cruzmaltinos aconteceu no sábado (19) e foi o primeiro do final de semana. Vasco e Atlético-MG se enfrentaram em São Januário para decidir quem se classificaria à final da Copa do Brasil. O Galo tinha a vantagem, pois havia saído vitorioso do primeiro jogo pelo placar de 2 a 1.
Em São Januário, a torcida do Vasco fez bonito. Mesmo com uma forte chuva, os torcedores lotaram o estádio e mostraram para os visitantes que apoiariam seu time até o final por uma vaga na decisão do torneio.
O jogo foi um pouco daquilo que já se esperava: muita garra e cautela por parte dos dois times, que buscavam o ataque, mas paravam nas boas defesas dos goleiros Léo Jardim e Everson.
Por volta dos 40 minutos do 1º tempo, após boa subida pelo lado esquerdo do campo, o cruzamento de Lucas Piton bateu na mão do volante Otávio e foi marcado o pênalti. Na marca da cal, Pablo Vegetti, o artilheiro do Vasco no ano e também da Copa do Brasil, com 7 gols, bateu com muita categoria e abriu o placar para o time da casa. O confronto estava empatado no agregado.
Ainda no primeiro tempo, os donos da casa tiveram boas chances, mas não conseguiram ampliar o placar. Já na segunda etapa, a chuva continuou a cair e dificultou muito as ações de ambas as equipes. Assim como na primeira etapa da partida, o jogo foi muito equilibrado e tudo indicava que o vencedor das seria definido na disputa de pênaltis.
Faltando poucos minutos para o fim da partida, após cobrança de lateral pela direita, Gustavo Scarpa achou Hulk na entrada da área e o super-herói atleticano, com muita velocidade, dominou e chutou com exímia precisão no ângulo direito de Léo Jardim, marcando um golaço que foi o responsável por levar o time mineiro para a final do torneio.
Corinthians e Flamengo
O segundo duelo da semifinal da Copa do Brasil aconteceu no domingo (20) na Neo Química Arena. O rubronegro carioca tinha a vantagem de um gol a seu favor, mas do outro lado tinha um Corinthians embalado e fervoroso na busca da vaga pela finalíssima.
A partida foi morna e no primeiro tempo o lance de mais destaque foi a correta expulsão do atacante Bruno Henrique, que aos 27 minutos acertou um chute na cabeça do lateral Matheusinho. A solução do problema foi imediata e o técnico Filipe Luís escolheu substituir o atacante Gabigol e reforçar sua defesa colocando o zagueiro Fabrício Bruno em campo.
O primeiro tempo terminou sem muitos riscos para o Flamengo que conseguiu se defender de um Corinthians sem muita criatividade. A tônica da primeira metade do jogo se repetiu no segundo tempo. O Flamengo deixou claro que sua proposta seria defender a sua vantagem agregada e jogar nos contra-ataques.
A estratégia foi muito bem aplicada pelo elenco flamenguista, que conseguiu anular o time paulista que apostava nos cruzamentos para dentro da área como forma de ataque, mas não conseguiu transformar essas jogadas em gol.
A partida se desenhou neste contexto até o final e o Flamengo conseguiu garantir sua vaga na grande final da Copa do Brasil de 2024 após um empate sem gols.
A grande final
A expectativa para as finais as melhores possíveis e muita coisa estará em jogo. De um lado, o clube mineiro almeja seu terceiro título da Copa do Brasil. Já do outro,o Flamengo busca seu quinto troféu.
Além disso, o confronto dos treinadores também é um aperitivo a mais na final, o argentino Gabriel Milito busca se firmar ainda mais no comando técnico do Atlético-MG e Filipe Luís almeja continuar seu embrionário trabalho no Flamengo.
Que vença o melhor!