Os Jev’s, e a importância dos jogos escolares na infância e adolescência.

Os Jev’s (Jogos Escolares Viçosenses), promovidos pelo Departamento Municipal de Esportes e Lazer, tiveram início no dia 4 de setembro. As modalidades do torneio são: queimada, tênis de mesa, voleibol, basquete 3×3, basquete, handebol, peteca, dodgeball, futmesa e futsal. A competição é dividida nas categorias: Fraldinha, Zerinho (0inho), 0, 1 e 2, incluindo crianças nascidas entre os anos de 2007 a 2017. Reunindo estudantes para competir em várias modalidades, os jogos promovem a integração entre os alunos e incentivam a prática esportiva.

Competições escolares têm grande importância tanto para o estudante quanto para a comunidade como um todo. Um dos benefícios é a formação de futuros atletas, sendo um ótimo meio para o surgimento de novos talentos para o esporte brasileiro. O ex-secretário especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, falou sobre a importância da formação de competidores desde a escola: “Se você pegar o quadro de medalhas (Olimpíadas) e fizer um comparativo, em todas as grandes potências o esporte começa na escola. O Brasil estava na contramão disso. Quando a gente deveria fortalecer essa plataforma, a gente a abandonou”.

Além das vantagens para a comunidade, os jogos escolares, como os Jevs’s, trazem muitos benefícios psicológicos para os estudantes. Pesquisas de Marques e Koroda, da Psicologia do Esporte, chamam a atenção para o potencial das práticas esportivas nas escolas de desenvolver diferentes modos de interação e comunicação, valores como respeito, cooperação e coletividade, inteligências, como a corporal, a linguística, a lógica, a espacial, a interpessoal, além da melhora da autoestima.

A partir dessas pesquisas, o Centro de Extensão do Centro Universitário Academia (UniAcademia), de Juiz de Fora, realizou um projeto que acompanhou equipes escolares em um colégio da cidade, com parte do projeto voltado a debates sobre a Psicologia do Esporte, a fim de coletar dados sobre a prática esportiva na escola. Alguns resultados mostraram a melhora dos estudantes em funções psicológicas como concentração, motivação e gerenciamento de estresse e ansiedade, aumento da autoconfiança e o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos.

A prática esportiva desempenha um papel fundamental na construção de habilidades sociais. A competição saudável proporciona um ambiente em que os jovens aprendem a lidar com vitórias e derrotas, desenvolvendo resiliência e equilíbrio emocional. Essas experiências favorecem a criação de amizades e um senso de pertencimento, tornando-se um importante instrumento de integração social e desenvolvimento pessoal.

Os Jogos Escolares Viçosenses vão além de uma mera competição esportiva. São uma oportunidade para os alunos se desenvolverem física, emocional e socialmente, incentivando práticas saudáveis, trabalho em equipe e respeito ao próximo. Ao oferecer espaços de convivência e conhecimento, os jogos contribuem não só para a formação de futuros atletas, mas também dos jovens em aspectos gerais, potencializando valores que devem estar presentes tanto dentro da quadra, quanto fora dela. Dessa forma, o evento se torna uma importante ação pedagógica com efeitos em toda a comunidade viçosense.